O Aeroporto Internacional de Petrolina Senador Nilo Coelho repassou, em 2022, quase R$ 523.725,97 mil ao município por meio do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). Trata-se de uma nova fonte de receita para as prefeituras, proporcionada pela concessão dos aeroportos à iniciativa privada, não disponível anteriormente porque os aeroportos eram operados pelo próprio governo.
Somando todos os aeroportos sob a gestão da CCR, foram repassados R$ 13.891.944,40 aos 15 municípios onde estão localizados os aeroportos administrados pela empresa. “O gestor municipal passa agora a poder contar com o reforço orçamentário gerado pelo ISSQN do aeroporto, um dos benefícios diretos da concessão, e tem autonomia para investir os recursos nas áreas que julgar prioritárias no município“, explica Fabio Russo, presidente da CCR Aeroportos.
Além de Petrolina, outros 14 municípios também receberam a contribuição: Londrina, Foz de Iguaçu e São José dos Pinhais (município onde está o aeroporto de Curitiba) no Paraná; São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Goiânia, em Goiás; Belo Horizonte, em Minas Gerais; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul.