O Procon Pernambuco apreendeu nessa sexta-feira (10) mais 63 unidades de pomadas para trançar cabelos, que estão proibidas de distribuição, exposição e venda pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Só nesta semana, 96 embalagens do produto foram recolhidas em estabelecimentos comerciais da Região Metropolitana do Recife (RMR), durante fiscalização do órgão de defesa do consumidor.
Através da Resolução 475, de 9 de fevereiro de 2023, publicada no Diário Oficial da União (DOU), o órgão proibiu a comercialização de todos os fabricantes e marcas do produto. A Anvisa ainda reforçou que as pessoas físicas ou jurídicas que adquiriram o material antes da proibição, também devem suspender o uso até nova atualização da medida.
De acordo com a secretária de Justiça e Direitos Humanos, Lucinha Mota, as ações irão continuar, a fim de inibir o uso do produto e evitar novos casos no Estado. “Continuaremos com os fiscais nas ruas, vistoriando, recolhendo e autuando, quando necessário, quem insistir em colocar a saúde da população em risco“, acrescentou.
Ainda segundo a secretária, é importante que as pessoas sejam empáticas nesse momento. “Pedimos a sensibilização das pessoas para que, definitivamente, não utilizem o produto. Não se coloquem em risco, porque as reações são sérias”, finalizou Lucinha.
Denúncias
As denúncias de locais que estejam comercializando os produtos podem ser feitas ao Procon-PE de forma anônima, por ligação, e-mail ou WhatsApp, inclusive com a apresentação de fotos e vídeos, através dos seguintes canais: 0800 282 1512; denuncia@procon.pe.gov.br; ou WhatsApp 3181-7000.