Comissão e Superintendência tentam evitar fim de residência em Neurocirurgia do HU

por Carlos Britto // 17 de fevereiro de 2023 às 18:40

Hospital Universitário de Petrolina. (Foto: Divulgação)

Caiu como uma bomba em Petrolina e região o anúncio de que o Hospital Universitário (HU-Univasf) ficará sem a residência médica de Neurocirurgia. Segundo informações repassadas ao Blog, um fiscal da Comissão Nacional de Residências Médicas já esteve, inclusive, na cidade para confirmar a saída da especialização.

Para se ter uma ideia, a quantidade de neurocirurgiões ainda é muito baixa não apenas em Petrolina, mas em todo o Vale. Sem a residência médica da área, esse cenário tende a piorar.

É uma notícia que, de qualquer forma, abala o Hospital Universitário, porque você perde residentes, especialmente de neuro, que é uma área extremamente carente, tanto no hospital como na região toda. É uma falta de sensibilidade muito grande”, desabafou uma fonte.

A Superintendência do HU-Univasf já propôs, inclusive, ampliar a área de atuação dos residentes, mas por enquanto a decisão permanece.

MPF

Ainda conforme a fonte, o Ministério Público Federal (MPF) começou a atuar junto ao Conselho Nacional de Residências Médicas (CNRM) com o intuito de evitar um enxugamento dessas especializações, o que só prejudicará a população.

Em Petrolina, a Comissão de Residências Médicas (Coreme) da Univasf está se movimentando para tentar reverter essa situação, e vem recebendo o devido apoio da Superintendência do HU-Univasf, que dá todo o suporte à equipe da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Gestora da unidade médica de Petrolina, a Rede EBSERH é considerado o maior campo de prática de residências no país. Portanto, tem força suficiente para impedir essa medida.

Procurada pelo Blog, a Univasf ressaltou que cabe ao superintendente do HU-Univasf, Itamar Santos, “representar e administrar” a unidade médica, inclusive responder sobre os programas de residências em saúde. Conforme a reportagem, a Superintendência do HU-Univasf está trabalhando para evitar que a residência médica em Neurocirurgia seja descredenciada.

Comissão e Superintendência tentam evitar fim de residência em Neurocirurgia do HU

  1. Marcos Macedo disse:

    Qual o porquê desse retrocesso?
    A população precisa saber. Ja temos até faculdades de medicina em excesso, e hospitais e especialistas de menos.

  2. Siga reto. Desvio só à Direita disse:

    Parabéns a todos que votaram no PT. Isso, e outras mais ações, já era previsível. O PT estadual, sob a liderança de Humberto Costa, gosta de centralizar os serviços em Recife. Outra centralização que não foi divulgada é a Delegacia da Receita Federal, que só funcionará agora em Recife. Na primeira gestão de Lula, tiraram de Petrolina. Agora também de Caruaru. O empresariado do interior tem que resolver tudo agora em Recife. Bom para a bandidagem da “capitá”. Vai ter muito “matuto dando sopa em Recife.

  3. Komiko Sujiro disse:

    E o governo do estado, o que acha? Provavelmente aprova pois tem interesse que tudo fique centralizado em Recife. Continuamos sendo uma Cidade-Estado como era na Grécia antiga. Temos um estado e um governador, mas que governam basicamente para a capital. Os outros 184 municípios que se virem sozinhos. Na prática Recife tem um prefeito de fato, e um outro (governador) de luxo.

  4. O AMOR VENCEU O ÓDIO! SQN! disse:

    Faz o L, Macedão! Não tem direito de reclamar quem defende ladrão!
    Enfim, o amor venceu o ódio! E uma coisa não tem nada a ver com a outra!
    Agora o Brasil é o país das maravilhas, já que o Mula Ladrão foi colocado no poder pela fraude do Supremo Tribunal Fedorento.
    FAZ O L E FICA EM CASA SEM RECLAMAR!
    VIVA A DEMONIOCRACIA DO stf! Kkkkkkk!

  5. Licinha disse:

    A gestão do hospital da univasf ainda não mudou, continua sendo dr Itamar, que foi escolhido por bolsonaro, esse mesmo que perdeu prazo, lula tem que mudar e colocar pessoas com mentalidade do pt para cuidar da população de petrolina com o devido cuidado que esse povo merece.

  6. Brasil doente disse:

    só passa pela moderação os comentários de ódio contra o PT, mesmo que esses nem se refira ao assunto publicado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários