Os estudantes da primeira turma de Medicina da Faculdade de Petrolina (Facape) participaram de uma ação diferenciada nesta sexta-feira (17) para marcar o início das atividades acadêmicas. A turma, composta por 50 alunos, realizou uma ‘Calourada Solidária’, que incluiu doação de sangue para o estoque do Hemope na cidade.
O diretor acadêmico da Facape, Raimundo Lima Filho, acompanhou a ação e explicou que o objetivo é apresentar aos alunos o processo de coleta de sangue, bem como incentivar ações de caráter social. “A doação de sangue é um gesto de responsabilidade social e, principalmente, amor ao próximo. Nosso curso de Medicina prioriza uma educação humanista, então é muito importante que já no início das atividades, esses alunos participem desse tipo de iniciativa“, disse.
Além das doações de sangue, os alunos também conheceram todo o processo de coleta. A visita técnica foi guiada pela responsável pela captação de doadores do Hemope, Cláudia Yoná, que destacou a importância da doação. “Estamos num período em que, paralelo às festividades de Carnaval, também há acidentes e incidentes. Esse contato com o Hemope também é muito importante afinal estes estudantes serão nossos futuros parceiros quando estiverem no exercício da profissão“, destacou.
O Hemope Petrolina fica localizado à Rua Pacífico da Luz, s/n, Centro. As doações podem ser realizadas de segunda a sexta, das 7h às 11h30. Podem doar sangue pessoas com boa saúde e com idade entre 16 e 69 anos. Para mais informações, o telefone do Hemope é o (87) 3866-6601.