A partir do mês de março, a Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) iniciará um ciclo de encontros com os membros e servidores do MPPE, percorrendo as 14 Circunscrições Ministeriais e as unidades da Capital com a Agenda Compartilhada. As duas primeiras paradas, que abrem o calendário de visitas, já foram definidas: no dia 14 de março será a 7ª Circunscrição, com sede em Palmares; e no dia 30 de março, na 2ª Circunscrição, com sede em Petrolina.
As atividades se estenderão até novembro, com as próximas paradas em Nazaré da Mata, Limoeiro, Vitória de Santo Antão, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Garanhuns, Serra Talhada, Salgueiro, Caruaru, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Recife.
Em cada encontro, a Agenda Compartilhada promoverá o fortalecimento do diálogo entre os membros do MPPE, com a recepção de demandas específicas dos Promotores e Promotoras de Justiça que atuam nas Comarcas. Os pleitos apresentados durante a escuta no Café com o PGJ serão analisados pelo Gabinete da Procuradoria-Geral, com o intuito de dar maior capilaridade às medidas gerenciais.
Novidade
A novidade deste ano fica para o intercâmbio de conhecimento, já que as reuniões contarão ainda com a realização de palestras temáticas e oficinas alinhadas ao Planejamento Estratégico institucional, com o apoio da Escola Superior do MPPE, do Núcleo de Articulação Interna (NAI) e dos Centros de Apoio Operacional.
Nas palestras do período da manhã, a ênfase será na formação dos membros sobre o enfrentamento à insegurança alimentar de forma transversal, que é o tema macro da Administração Superior para o ano de 2023. Dessa forma, a Agenda Compartilhada busca traçar uma reflexão entre os efeitos da fome nas mais diversas áreas de atuação ministerial, como o combate à criminalidade, direito à saúde, à educação, à proteção da infância e do meio ambiente, por exemplo.
Os integrantes de cada Circunscrição também terão a possibilidade de escolher a temática das oficinas, com as opções disponíveis apresentadas pelo NAI. Essa atividade será realizada sempre no período da tarde e será aberta a membros e servidores do MPPE.