A prática recorrente de descarte irregular de lixo pode ocasionar uma série de problemas ambientais e de convívio social nas comunidades. Em Petrolina, a prefeitura municipal tem aumentado a fiscalização para combater esse tipo de situação. Além de fiscalizar, a gestão realiza ações de limpeza e implantação de proteções em áreas de despejo clandestino de resíduos.
No Bairro Dom Malan, Zona Leste da cidade, por exemplo, foi necessário o fechamento da via de acesso ao canal de águas pluviais para inibir o descarte incorreto de lixo dentro do córrego. Primeiro, o espaço passou por uma limpeza; em seguida, a equipe da prefeitura instalou um gradil a fim de solucionar o problema que vinha se consolidando na localidade, e que poderia gerar a proliferação de doenças, o entupimento das redes de esgoto e drenagem naquela região.
Denúncia
Em casos de flagrantes, os moradores podem denunciar através do 156 (Ouvidoria Municipal), que funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial.
É uma ótima atitude, mas infelizmente vão colocar o lixo encostado na grade, e na hora da chuva vai impedir mais ainda a passagem da água , boa parte da nossa população são muito mal educados, não tem nenhuma empatia , não se coloca no lugar dos outros.
Vão jogar no pé do gradil,mesma coisa do murro do colégio Otacílio Nunes, não tem jeito para os porcos por isso tem que criar dentro do chiqueiro.