Coluna da Folha: Sertanejos temem pela paralisação dos trabalhos da Estrada da Cebola

por Carlos Britto // 08 de março de 2023 às 07:00

Foto: Hélia Scheppa/SEI-PE divulgação arquivo

Sonho de vários sertanejos, especialmente nos municípios de Cabrobó e Terra Nova, Sertão do São Francisco, a PE-499, mais conhecida como “Rodovia da Cebola”, pode ter as obras paralisadas se o governo estadual não repassar a verba necessária para a empresa responsável por executar as obras, até o dia 23 de março.

Caminho de integração entre o Sertão do São Francisco e os Sertões Central e do Araripe, a PE-499 também encurta caminhos, contribuindo com o plano de interiorização do desenvolvimento do Estado.

Promessa de campanha de inúmeros políticos, a obra saiu do papel em agosto de 2021, quando o  então governador Paulo Câmara (PSB) esteve em Cabrobó e assinou a ordem de serviço para implantação de 31,9 km de asfalto, que deveria ter sido entregue em agosto de 2022 – cumprindo o prazo de 540 dias.

A incerteza da continuidade da obra preocupa os moradores da região, os quais há décadas lutam para tirar do papel as inúmeras promessas. A súplica é para que a governadora da vez, Raquel Lyra (PSDB), possa contribuir para que essa não seja mais uma obra inacabada, juntando-se a diversas em Pernambuco.

A obra é tocada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que vinha executando os trabalhos de terraplenagem, implantação dos bueiros e construção de uma ponte com 60 metros de extensão sobre o Riacho Saco da Serra. O investimento nessa obra seria de R$ 34,4 milhões e faziam parte do Programa ‘Caminhos de Pernambuco’, do governo do PSB.

Mais exames

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Prefeitura de Petrolândia que regularize a oferta de exames de rotina e acompanhamento pré-natal sob supervisão de médico obstetra. A ação se deu depois do caso de uma gestante, residente do município, que teve a morte do filho no último mês de gestação. Ela relatou que teve apenas uma consulta com médico obstetra em seu último mês de gestação, tendo sido antes acompanhada apenas por profissionais de enfermagem sem a devida especialização.

Por que parou?

Em Salgueiro (Sertão Central), o vereador Henrique Leal Sampaio cobrou em suas mídias sociais informações sobre o encerramento das atividades da fundação Altino Ventura. A Secretaria de Saúde do município teria encerrado o contrato licitatório com um hotel da cidade, que fornecia a estadia e alimentação do quadro de médicos que faziam parte da Fundação. “Outra coisa que também assusta é o valor ínfimo de aproximadamente R$ 6.000,00, que custava esse contrato, para ser rompido pela prefeitura do município, tendo em vista a superlotação de cargos desnecessários na secretaria de saúde”, afirmou.

Segurança

O município de Itaíba, Agreste de Pernambuco, vai contar com um sistema de videomonitoramento e a criação da sua Guarda Municipal. As notícias foram dadas pela prefeita Regina Cunha (Podemos). A gestora foi a Brasília, com o deputado federal Silvio Costa Filho onde conversou com o secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar. “Na conversa, conseguimos a garantia dessas conquistas. Para isso, iremos instalar câmeras na cidade e nos distritos de Negras e Jirau, além da implantação de uma Central de Monitoramento. Assumimos também o compromisso de implantar a guarda municipal e, através dela, receber mais apoio do governo federal”, comemorou Regina.

Coluna da Folha: Sertanejos temem pela paralisação dos trabalhos da Estrada da Cebola

  1. Sábio disse:

    A única chance de haver investimento por parte do governo estadual no Sertão é havendo um (a) governador (a) que seja do Sertão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários