A Coordenadoria Estadual da Mulher do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) promoveu, no último dia 28/02, o 1º Encontro da Coordenadoria da Mulher com o Sistema de Justiça e a Rede de Proteção à Mulher da Circunscrição de Petrolina e Região. No evento foram discutidas boas práticas administrativas do Judiciário estadual que possam socializar as ações e projetos da Coordenadoria da Mulher na Comarca e nas outras cidades sertanejas. A estada da equipe da Coordenadoria naquela Comarca foi iniciada no dia 27/02 e finalizada no dia 2/03.
De acordo com a coordenadora, desembargadora Daisy Andrade Pereira, “interiorizar as ações desenvolvidas pela Coordenadoria da Mulher do TJPE oportuniza a disseminação dos projetos e amplia a participação e integração entre juízas, juízes, servidoras e servidoras, além de promover um intercâmbio com a rede de proteção e enfrentamento a violência doméstica contra a mulher de cada município. Ações como estas também ampliam o olhar e a participação do Poder Judiciário em todo o Estado”.
Neste primeiro encontro, no turno da manhã, a magistrada e sua equipe se reuniu com cerca de 20 juízas e juízes da Comarca e mais doze magistrados de cidades da região sertaneja. Na mesma data, às 14h, foi promovido o encontro da desembargadora Daisy Andrade e sua equipe com os representantes das entidades da Rede de Proteção e do Sistema de Justiça.
No dia anterior ao encontro com juízes e representantes das entidades, a desembargadora Daisy Andrade e equipe realizaram visita aos salões de beleza da cidade. Nestes locais, foi apresentado aos seus proprietários o projeto “Mãos EmPENHAdas contra a Violência”, que busca capacitar cabeleireiras e cabeleireiros, manicures, depiladoras e esteticistas a atuarem como multiplicadores de informações sobre a violência contra a mulher, além de orientá-los sobre como denunciar os crimes de gênero.
Na quarta-feira (1), Daisy Andrade visitou as instalações da Colônia Penal Feminina de Petrolina. A visita teve como finalidade a inserção das detentas no projeto “Recomeçar”, através do qual são desenvolvidas ações de reinserção social e de orientação voltadas para mulheres encarceradas de Pernambuco e suas famílias.
Shopping
Neste mesmo dia, visando à programação da Semana da ‘Justiça Pela Paz em Casa’, Daisy Andrade e equipe foram ao River Shopping de Petrolina. No local, foi articulada uma parceria para veiculação de uma campanha nas mídias eletrônicas quanto ao projeto “Dialogando sobre a Lei Maria da Penha nos Espaços Públicos”.