Coluna da Folha: A UVP e a guerra dos vereadores

por Carlos Britto // 10 de março de 2023 às 07:00

A União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) vive um processo sucessório turbulento. Quem está na berlinda é o atual presidente, vereador Léo do Ar.

Léo está sendo acusado de tentar fraudar o pleito, impedindo seus opositores de participar da eleição. O vereador de Serra Talhada, José Raimundo, acompanhado dos vereadores Welber Santana (Carnaubeira da Penha) e Dedé de França (presidente da Câmara de Petrolândia), já adiantou que o grupo de oposição deverá judicializar a escolha do novo presidente da UVP.

A gente se surpreendeu com essa manobra”, contaram, referindo-se ao edital lançado por Léo.

Os vereadores reforçam que o final de mandato do presidente, à frente da UVP, tem sido marcado pelo enfraquecimento da entidade e por suspeitas envolvendo sua gestão. Assustado com a possibilidade de perder o domínio da entidade, que já dura vários mandatos, o grupo comandado por Léo e pelo ex-presidente teria tomado medidas para tentar concorrer em chapa única.

A primeira delas foi a criação de um site falso, onde foi publicado o edital de convocação do processo eleitoral, numa tentativa de esconder a documentação dos demais candidatos. O site oficial da UVP é o www.uvp.com.br, cujo domínio está em nome da entidade, porém o edital do processo eleitoral foi publicado no site www.uvpernambuco.com.br, que pertence a uma pessoa física que não exerce nenhum cargo na UVP.

Outra suposta prova da tentativa de fraude é que o informativo sobre a realização das eleições postado no site tem data de 17 de fevereiro de 2023, mas uma investigação revelou que o site só foi criado no dia 27 do mesmo mês e ano.

Vários outros pontos estão sendo investigados, como a data do prazo final para registro de chapas, em um sábado, para dificultar a produção de documentos dos membros das chapas adversárias, e a marcação da data da eleição para o dia 3 de abril, em um formato completamente diferente do habitual, já que as eleições sempre acontecem durante a realização de um congresso para que todos os vereadores possam participar.

Buscando o peixe

O titular da 3ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, recebeu em Petrolina a visita dos vereadores João Leite, Caio Damasceno, Emília Alves e Val de Bena – do município de Agrestina (PE), no Agreste Central. Eles foram em busca de parceria com a Companhia e receberam desta a quantidade de 60 mil alevinos de tilápia. Os alevinos serão distribuídos com a população, estimulando dessa forma a piscicultura naquela região. Os vereadores ressaltaram que a luta deles “não tem cores partidárias” e estará sempre voltada aos interesses do município e de seus habitantes.

Depois da cirurgia

O prefeito de Condado, Antônio Cassiano (Republicanos), se afastou para fazer um procedimento cirúrgico após realizar um check-up de exames de rotina, na terça-feira (7). Pelas mídias sociais, ele informou que está se recuperando bem. “Comunico a todos que, em um check-up de exames de rotina, descobri que precisaria fazer um procedimento cirúrgico. Já realizei a cirurgia, e graças a Deus deu tudo certo. Em breve estaremos juntos, dando continuidade a todos os nossos trabalhos”, comemorou.

Coluna da Folha: A UVP e a guerra dos vereadores

  1. Paulo disse:

    Ladrão acusando ladrão e assim seguimos rumo ao.abismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários