Um vídeo registrado por um comunitário do distrito de Nova Descoberta, Zona Rural de Petrolina, mostra o flagrante do ataque de um cão da raça pitbull a um outro cão vira-lata, na noite de ontem (14). O Blog foi informado que esse não foi o primeiro ataque e que “todas as noites o tutor leva três cães da raça para passear sem focinheira”.
De acordo com os comunitários, essa situação tem gerado medo e preocupação. “Poderia ter sido uma criança ou um idoso. As autoridades precisam tomar alguma providência”, cobrou um morador. Lei para coibir essa prática já existe em Petrolina. Uma delas (2.852/16), sancionada pelo então prefeito Fernando Bezerra Coelho, deixa claro no seu artigo 1º, parágrafo 2º, que “os animais de grande porte deverão usar focinheira, a guia e o enforcador, além de serem conduzidos por pessoas que tenham porte físico, ou seja, com condições para dominá-los”. Outra, de 2003, também trata do mesmo assunto.
Quem anda com esse tipo de animal sem focinheira só tem esse tipo de propósito mesmo. São pessoas sádicas que gostam de espalhar a dor no mundo, mas o que eles esquecem é que uma hora essa dor volta pra eles também.
Se não houver uma atitude drástica para conter a imensa quantidade de cachorros soltos por aí e desses animais que não são controlados pelos donos, pode acontecer algum acidente.