Padre candidato a vereador em Petrolina é surpreendido com demissão pelo Papa

por Carlos Britto // 21 de março de 2023 às 17:12

Foto: reprodução

Vem ganhando grande repercussão em Petrolina, por meio das redes sociais, a notícia sobre a demissão do padre Juraci da Silva Bernardo pelo Papa Francisco. O motivo tem justificativa política.

O agora ex-padre, que já tinha trabalhado nas paróquias do distrito de Rajada (zona rural) e do Bairro Atrás da Banca, havia se candidatado a vereador em 2020, mas não obteve êxito nas urnas. Atualmente ele é suplente.

A questão é que a Igreja Católica não permite a filiação de seus servos a partidos políticos, a menos que haja a devida licença do bispo diocesano ou da autoridade competente (ao que tudo leva a crer, não foi o caso). No perfil do Instagram, a Diocese de Petrolina divulgou uma nota confirmando a demissão de Juraci. Confiram abaixo:

Padre candidato a vereador em Petrolina é surpreendido com demissão pelo Papa

  1. sandra disse:

    Eu acho que nem padres e nem pastores, deveriam se me -ter com política, para não influenciar e nem pregar política dentro das igreja. padre e pastor tem que ser apenas pregadores da palavra, é claro! que podem fazer seu papel social, mas sem apontar candidatos.

  2. Regina maria de souza disse:

    Que julgamento em Don palhano.
    DITADOR.

  3. José Pedro Quirino disse:

    Considero uma perda enorme para as igrejas localizadas no distrito de Rajada, incluindo as igrejas Pau Ferro e Santa Fé, que foram reformadas e só estão em pé por causa do trabalho intenso do padre Juraci.
    Com certeza ele vai continuar seu intenso trabalho em prol de sua comunidade.

  4. Katia Ferreira disse:

    Acredito que está faltando diálogo e empatia dentro da diocese de Petrolina. A justificativa da demissão chega a ser de uma crueldade enorme. No país e no mundo tem milhares de padres políticos e que exercem o sacerdócio, a perseguição foi só com o padre Juraci.O papa Francisco nunca iria adivinhar que um simples padre do interior havia se candidatado a vereador sem autorização .Que estranho não acham ?

  5. Petrolinense nato disse:

    É uma pena o que se tornou essa diocese de Petrolina. Nem missa tenho mais vontade de ir. Ate quando isso meu Deus?

  6. POESIA PERDIDA disse:

    Problemas sociais existem de sobra; problemas eclesiásticos também e a Igreja apequena-se com um ato excludente desse!

    Sugiro ao Bispo Diocesano (sugerir algo ao Bispo é caso de punição canônica?), por exemplo, que destine melhor seu tempo para obras de melhoria da evangelização diocesana.

  7. BOLSONARO disse:

    A pedofilia dentro da igreja é aceitável, mas ser candidato, não!!

  8. Ex integrante da Católica disse:

    Eu acho que este Bispo vêm passando dos limites! Padre Malam teve que deixar irmãos, fiéis e ir para Espanha. Petrolina aceita um ditador comandando. Por isso me afastei da igreja católica.

  9. Aldeci Di Sousa disse:

    Acho isso desproporcional, é um ato de pura autoridade sobre a vida pessoal do padre, sendo assim Pastores também não teriam direito a candidatura e hoje é o que se ver mais é pastores evangélicos em busca de cargos eletivos.

  10. Esperto disse:

    Perseguição ao Padre Jurací. Papa e Bispo terão que demitir mais padres em Petrolina se se derem ao trabalho de transparência

  11. David Paiva disse:

    O problema é que ele próprio sabia que o código de direito canônico fala sobre isso. É vetado. E quando vc desobedece qualquer lei, tem a punição. Corretíssimo o Papa Francisco, e a Dom Francisco meus parabéns por exortar o padre, que infelizmente não o obedeceu como voto que o fez em sua ordenação.

  12. Defensor da liberdade disse:

    Parabéns ao santo padre, a igreja deve se manter afastada da política, pois política não faz parte das coisas de Deus.

  13. Joana Silva disse:

    A diocese de Petrolina vive um grande e devastaste momento sombrio onde Padres e leigos sofrem a mercê sobre a administração do atual bispo diocesano. Uma completa falta de respeito, sensibilidade e humanidade para com todos. Ultimamente sabe-se de 3 (três) casos que se tem repercutido.
    Os dois primeiros são dos Padres Expedito e do Padre Antônio Moreno onde até hoje estão suspensos pelo atual governo. O terceiro caso mais recente acontecido foi o do Padre José Antônio que estava pároco em Santa Filomena, onde o mesmo foi tirado da cidade de uma forma totalmente covarde e abusiva.
    Sem contar os diversos casos interno que se passam lá dentro.

  14. Antonia Freire disse:

    O que esta acontecendo nessa Diocese é muito sério, o povo precisa se juntar aos padre e procurar a NUNCIATURA APOSTOLICA em Brasilia. Vai pra la é so sai com uma respota

  15. Lucia disse:

    Tudo isso é muito lamentável, ver boa parte do clero oprimido, estam sem pastor. A Diocese so serve pra arrancar dinheiro dos fiéis.

    CHEGA ! É CADA VEZ A IGREJA PERDENDO SEUS POVO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários