O segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) deste ano em Petrolina, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SMS), e apontou um índice de infestação de 0,3%. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o dado é satisfatório e classifica o município em baixo risco para o surto.
As localidades que registraram os maiores índices de infestação foram Terras do Sul e José e Maria, com 0,9%. Com 0,7% apareceram a Vila Marcela; Topázio; Loteamento Recife; Vila Das Esmeraldas; Loteamento Nova York; Vila Eduardo; Loteamento São Francisco; Residencial Monsenhor Bernardino; Residencial Vivendas; Novo Tempo; Condomínio Mais Viver São Francisco; Condomínio Mais Viver Grande Rio; Condomínio Mais Viver; Condomínio Vinhedos; Condomínio Vila Real; Condomínio Vila Verde; Loteamento Vale Dourado; Vila Esperança; Pedra Linda; Morada Nova; e Antônio Cassimiro.
“Destacamos que este resultado não é motivo para relaxamento nos cuidados, mas é o momento de estar em alerta porque esse período do ano é mais crítico para a proliferação do Aedes, devido às altas temperaturas e chuvas intermitentes. A regra básica para evitar a proliferação do mosquito da dengue é não deixar a água, principalmente limpa e parada, em qualquer tipo de recipiente”, alerta a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.