O professor Ricardo Santana de Lima foi nomeado como novo superintendente do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf), após indicação feita pelo reitor pro tempore da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A portaria de nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (3).
Graduado em Ciências Biológicas e Bacharel em Ecologia na modalidade de Recursos Ambientais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Ricardo Lima também é mestre e doutor em Patologia Humana (PGPAT/UFBA)/Instituto Gonçalo Moniz (IGM-Fiocruz-BA) e Professor Adjunto do curso de Medicina, Campus Petrolina-PE, e do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM) da Univasf.
O novo superintendente já exerceu o cargo de gerente de Ensino e Pesquisa do HU-Univasf de 2015 a 2020 e possui experiência na área de saúde, com ênfase em patologia geral e experimental, cultura de células e terapia celular. Atua em doença de Chagas, células-tronco, biomateriais, biotecnologia e bioengenharia tecidual.
“Para mim foi uma honra ter sido indicado e nomeado para o cargo de superintendente. Encaro este como um dos maiores desafios da minha carreira profissional (…) Investir na potência que é o HU é melhorar as condições de prestação de serviços de atenção à saúde, de ensino, pesquisa, extensão e inovação no Vale do São Francisco, contemplando todos os atores sociais com os quais a instituição se relaciona“, destacou Lima.
Colegiado Executivo
Além da superintendência, o Colegiado Executivo do HU-Univasf, que tem como competência gerir e avaliar, de forma integrada, o planejamento e a execução das atividades de administração, atenção à saúde, de ensino, de pesquisa e de extensão a serem desenvolvidas no âmbito do hospital, será composto também por:
Aristóteles Homero dos Santos Cardona Júnior (Gerência de Atenção à Saúde) – Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), possui Residência em Medicina de Família e Comunidade pela Univasf. É também especialista em Preceptoria de Residência Médica no SUS pelo Hospital Sírio-Libanês e professor do curso de Medicina da Univasf;
Paula Andreatta Maduro (Gerência de Ensino e Pesquisa – interinamente) -Bacharel em Educação Física, mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade de Pernambuco (UPE). Atua na Unidade de Gestão de Graduação, Ensino Técnico e Extensão do HU-Univasf;
Roberto Rivellino Almeida de Miranda (Gerência Administrativa) – Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Pós-graduado em Gestão Hospitalar pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa e em Gestão Pública pela Universidade Castelo Branco, Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal do Vale do São Francisco). Atuou no mesmo cargo durante a gestão anterior.
As coisas estão voltando à normalidade. Quando vi um militar dando entrevista como diretor do H.U esses dias eu me assustei, era um fantasma do governo anterior aparecendo para me assombrar.
Torço muito pelo destaque, eficiência e zelo dos nossos gloriosos militares, quando estivermos numa guerra.