Em contato com este Blog, o futuro novo reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Professor Télio Nobre Leite, informou que sua posse deverá ficar para a próxima semana, em Brasília (DF), devido ao feriado da Semana Santa.
Télio, que havia sido o indicado pelo Conselho Universitário (Conuni) da lista tríplice resultante do processo eleitoral na instituição, realizado em 2019, terá mandato de quatro anos. À época ele não pôde assumir o cargo porque uma das chapas decidiu judicializar essa escolha pelo fato de contestar a candidatura de um dos nomes – o Professor Ricardo Santana, recentemente anunciado para a Superintendência do HU-Univasf.
“A gente deve agendar essa posse até o final da próxima semana. Como a Justiça considerou regular, tanto a eleição que foi feita no Conuni como a validade dos meus votos, quando fiquei em primeiro lugar, o presidente Lula, conforme o compromisso que já tinha assumido, deu posse para o primeiro da lista. Então, acredito que a questão judicial que caminhava pra se resolver, com o decreto fica resolvida em definitivo”, declarou.
Professor Túlio ressaltou que, a partir de agora, irá trabalhar incansavelmente, buscando parcerias com a comunidade e com a imprensa. “Sei que a imprensa tem um papel de independência, de denúncias, de críticas, de divulgação, mas queremos trabalhar de maneira transparente e colaborativa para atender o que for melhor para nossa comunidade”, completou.
A verdade é que a justiça federal considerou irregular a composição da lista tríplice, mandando retirar um dos nomes e incluir o do autor da ação judicial. Como demorou muito o julgamento, só saiu em janeiro deste ano, acabou beneficiando o grupo da situação, uma vez que houve mudança do Presidente da República. Se a decisão judicial tivesse saído em dezembro provavelmente Bolsonaro iria nomear o candidato mais aliado com ele.
*retificando, o que saiu em janeiro foi o acórdão, tipo de decisão proferida por tribunal ou órgão de 2° grau.