Lula quer atrair investimentos chineses para o Brasil

por Carlos Britto // 07 de abril de 2023 às 12:00

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress arquivo

Às vésperas de realizar a primeira viagem oficial à China no atual mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que vai discutir com o presidente chinês, Xi Jiping, o investimento em novos ativos chineses no Brasil.

“Eu quero que os chineses compreendam que o investimento deles aqui será maravilhosamente bem-vindo. Mas não para comprar nossas empresas. [E sim] para construir coisas novas, que nós precisamos. O que estamos precisando não é vender os ativos que temos, é construir novos ativos. É disso que eu quero convencer os meus amigos da China”.

A declaração foi dada nesta quinta-feira (6), durante café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto. De acordo com Lula, uma fabricante chinesa de carros elétricos vai assumir o comando da última fábrica da montadora Ford, na Bahia.

Outro ponto que o presidente quer discutir com Xi Jiping é a possibilidade de o país asiático promover um diálogo com o presidente da Rússia, Vladmir Putin, pelo fim da Guerra na Ucrânia. “Nós não concordamos com a invasão da Rússia à Ucrânia. Estou convencido que tanto a Ucrânia quanto a Rússia estão esperando que alguém de fora fale: vamos sentar para conversar”, disse Lula.

“E por que eu quero sentar para conversar com o Xi Jiping? É porque eu acho que a importância econômica, militar e política da China e a relação da China com a Rússia, e até mesmo a divergência da China com os Estados Unidos dá à China um potencial extraordinário para conversar”, acrescentou.

Ucrânia

Sobre o conflito na Ucrânia, Lula destacou o posicionamento contrário e disse que quer propor a Xi Jiping a criação de um grupo de países pela paz na região. “A China tem peso, o Brasil tem peso. Eu acho que a Indonésia pode participar, a Índia pode participar. Vamos lá conversar com o Putin, vamos conversar com o [presidente da Ucrânia] Zelensky, vamos conversar com o [presidente dos Estados Unidos] Biden. Vamos tentar ver se encontramos um grupo de pessoas que não se conforme com a guerra. Não é necessário ter guerra”.

A viagem de Lula à China está marcada para a próxima terça-feira (11). O país é o maior parceiro comercial do Brasil. Entre os acordos que o presidente brasileiro vai assinar, está a formalização das transações comerciais com a China na moeda chinesa, o Renminbi, deixando de usar o dólar. (Fonte: Agência Brasil)

Lula quer atrair investimentos chineses para o Brasil

  1. A verdade disse:

    Na moral, investimento chinés não é investimento.

  2. fabricia granja disse:

    Isto nem pode ser chamado de presidente.Està acabando com a economia do Brasil.

  3. Pé no Saco disse:

    Ele foi para China não para atrair recursos,ele foi lá para trair o país.

  4. Paulo disse:

    Deve ser para vender jumentos para eles só que daí ele não ganha mais eleição vai perder os eleitores

  5. Jailson disse:

    Dê o Brasil pra china. Ladrão!! É o quê eles querem.

  6. Edilberto disse:

    Ele abre as porteiras para países COMUNISTAS, A CHINA COMUNISTA, É UMA AMEAÇA MUNDIAL. Anotem o que venho alertando já faz algum tempo

  7. Marcos Macedo disse:

    Lula cinco vezes Presidente, e se preparando pra sexta vitoria a concorrencia fica no chinelo.

  8. Bosco disse:

    Esses comentários das pessoas que acredita que a terra é plana é pra rir mesmo

  9. Quem anda com porcos, farelo come disse:

    Quer dinheiro de ditadura. Aliás, está continuando os passos do ex-presidente e aliando o Brasil com as duas autocracias autoritárias mundiais: Rússia e China. Isso porque foi eleito dizendo defender a democracia.

  10. QUEM APOIA MULA, NECESSITA SER VÍTIMA DE LADRÕES, PARA SENTIR NA PELE O QUE É ODIOSO! disse:

    DESTRUIDOR DE VOLTA. O POVO QUE O APOIOU ESTÁ GEMENDO ARREPENDIDO. EM TERRA DE POVO CEGO, URUBU COM UM OLHO É REI

  11. Marcos disse:

    Aceita que dói menos Fabrícia, agora temos um presidente, que trabalha, e não um palhaço para o gado de plantão

  12. Granja entende de economia? disse:

    kkkkkkk você entende de frango, galinha, ovo, não entende de economia… kkkkkkk

  13. Investimento ou gasto disse:

    kkkkkk se não é investimento, é gasto, né? Kkkkkkk na moral….

  14. O POVO TÁ DE ÔLHO disse:

    Na verdade ele está lá para vender a Amazônia para os chinas, a exemplo do que já acontece, isto é, o que existe de alemães expulsando os camponeses da Amazônia das suas terras, é coisa de não se acreditar, e tudo com a benevolência e participação da Marina Silva, grande farsante.

  15. LAGOÃO disse:

    O CARA tá com o pé na cova e ainda quer mais dinheiro.

  16. Defensor da liberdade disse:

    Engraçado que Bolsonaro esteve na China em 2019, oferecendo ativos da Eletrobrás para os chineses. Também ofereceu uma série de generosidades aos chineses como dispensa de visto. Eu não vi a gadolândia chamar o Minto de traidor que estava vendendo o país para a China. São uns comédias mesmo.

  17. Guilherme disse:

    Em outras palavras: QUER ACABAR DE VENDER O BRASIL AOS COMUNISTAS CHINESES. Só desinformado e alienado acredita em bondades nas relações desse meli@nte com a China.

  18. Guilherme disse:

    DEFENSOR DA LIBERDADE e defendendo Lula e a China????? ahahahahahahahahahahahahahahahahahahah

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários