O secretário de Saúde de Juazeiro (BA), Allan Jones, se reuniu em Brasília com a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Durante o encontro, que aconteceu esta semana e também contou com a presença do deputado federal Léo Prates, Allan apresentou os problemas enfrentados por Juazeiro em decorrência das deficiências da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (Rede PEBA) e solicitou a federalização da rede ou a repactuação do seu financiamento, com o aporte de mais recursos federais, como possíveis soluções.
A superlotação da Maternidade Municipal, causada, segundo a prefeitura, pela ineficiência de absorção da demanda de atendimentos da Rede PEBA, também foi pauta da reunião com a ministra.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, a unidade é custeada, basicamente, como recursos de Juazeiro, mas precisa atender a municípios dos dois estados, o que acaba impactando e dificultando a assistência integral e humanizada aos pacientes de Juazeiro e sobrecarregando a equipe local. A Secretaria de Saúde protocolou ofícios solicitando apoio e recursos federais para requalificar a Maternidade, além de outras unidades, como UPA e o Caps Infantil.