A Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro (BA) comunicou que a entrega de colírios para os pacientes que têm glaucoma e que estavam cadastrados para fazerem a retirada dos medicamentos está suspensa a partir deste mês de abril. De acordo com a Sesau, o motivo foi a rescisão do contrato entre a empresa que fornecia o kit oftalmológico com o Governo da Bahia, responsável pela oferta da medicação para o tratamento do glaucoma.
De acordo com a superintendente de Atenção Básica da Sesau, Lorena Andrade, a informação já vem sendo repassada aos pacientes que buscam a secretaria para a entrega do kit. “Quando fomos realizar a retirada dos colírios do mês de março, recebemos apenas parte dos kits e a informação do distrato entre a antiga empresa que fornecia a medicação ao Governo do Estado da Bahia. Estamos no aguardo da contratação do estado com a nova empresa que irá fornecer o medicamento”, destacou Lorena. A Sesau realiza apenas a entrega dos medicamentos aos pacientes.
A superintendente explica ainda que na reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) em que estavam secretários de Saúde de vários municípios do Norte do estado foi explicitado que o trâmite burocrático para a contratação da nova empresa deve durar até 90 dias. “A pactuação realizada na CIR vai ser encaminhada à Comissão Intergestores Bipartite e posteriormente segue para os trâmites burocráticos. Enquanto não finaliza este trâmite, os pacientes vão precisar aguardar até que a nova empresa e o Governo do Estado da Bahia restabeleçam o fornecimento do kit para tratamento do glaucoma”, disse Lorena Andrade.
O Blog vai tentar uma posição do governo do estado sobre o assunto.
A melhor parte da explicação da superintendente é “os pacientes vão precisar aguardar o restabelecimento do kit pela nova empresa contratada”, ou seja, o paciente vai ter que negociar com a doença para que ela não avance, enquanto não chega o kit. Por que a secretária de saúde não providenciou outra empresa fornecedora, antes que terminasse o contrato com a antiga? O governo do estado está pouco se importando com a saúde da população, até aí, nenhuma novidade.