O bairro Argemiro, em Juazeiro (BA), foi escolhido para o início do Programa de Atenção Primária à Saúde – ‘APS Itinerante’, da prefeitura municipal. A coordenação fica a cargo Secretaria de Saúde (Sesau). A ação, que acontecerá durante toda esta semana na comunidade, tem o objetivo de reduzir a necessidade de exames e consultas com especialistas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Nesta segunda-feira (17) os moradores do Argemiro fizeram, na própria UBS, exames laboratoriais, ultrassonografia, eletrocardiograma, consultas oftalmológicas e pequenos procedimentos. Dona Ivonete tinha deixado a guia na UBS para uma USG de abdômen total e para exame de laboratório. A moradora aprovou o APS Itinerante. “Achei ótimo. Fica melhor para a gente, os exames saem mais rápido. O médico é bem paciente. Tá aprovado“, disse a moradora do bairro Argemiro.
Gestante de 8 meses, Maria Eliene foi à sua UBS nesta segunda-feira para colher exames de sangue do pré-natal e fazer exame de ultrassonografia no APS Itinerante. “Estou achando uma oportunidade muito boa, porque a gente pode fazer exames no próprio bairro. Está sendo muito bom. Fui atendida. Estou gostando“, declarou a futura mamãe.
Inovação
O APS Itinerante é uma nova ação implementada em Juazeiro para atender as demandas reprimidas das UBSs. A cada semana o programa irá atender uma UBS com a finalidade de reduzir ou até zerar a demanda da unidade. “Hoje a gente começa no Argemiro, tem três equipes de saúde e um entorno muito grande. É uma ação positiva que a gente busca ofertar uma saúde com mais qualidade e dignidade, minimizando essa demanda que é grande“, destacou o secretário de Saúde de Juazeiro, Allan Jones.
Na UBS do Argemiro, o APS Itinerante estará até a próxima terça-feira (24). “Esta semana ficaremos no Argemiro e temos uma perspectiva de realizar cerca de 450 exames laboratoriais, 50 USG, entre obstétricas, transvaginal, abdome total, 10 pequenas cirurgias, 60 consultas oftalmológicas e eletrocardiograma. Vamos conseguir zerar a fila de eletrocardiograma na unidade. Essa é uma ação agendada, não é demanda espontânea. Os agentes de saúde vão entrar em contato com o paciente para que ele busque a unidade para realizar, tanto a consulta com o especialista quanto o exame, de acordo com a realização do APS Itinerante“, explicou a superintendente de Atenção Básica, Lorena Andrade.