Após reunião, MST promete a Haddad desocupar área da Embrapa em Petrolina

por Carlos Britto // 21 de abril de 2023 às 10:00

Foto: MST/Divulgação

Após reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Paulo Rodrigues, disse que a área da Embrapa Semiárido tomada em Petrolina será desocupada quando for encontrado outro lugar para abrigar as 800 famílias que estão no local. A justiça concedeu, na quinta (19), uma liminar para que os ocupantes deixem o local em até 48 horas. A desocupação da área da Embrapa foi pedida por Haddad, segundo o líder do MST. 

Conforme relato do coordenador do MST, Haddad se comprometeu a criar um grupo de trabalho para tratar da situação de terras de devedores da União, e outro para os juros da agricultura familiar. Em entrevista a jornalistas após o encontro, Rodrigues sustentou que, mesmo nos governos anteriores do PT, os assentamentos só saíram quando houve ocupações. Ele enfatizou a legitimidade da ocupação, comparando a tomada de terras a greves realizadas por sindicatos.

O MST quer defender o direito de fazer luta. A ocupação de latifúndio improdutivo equivale, para nós, a uma greve realizada por sindicato“, disse o líder do movimento dos sem-terra, acrescentando que a Constituição, assim como prevê o direito à propriedade, permite o direito de luta dos trabalhadores. “Enquanto houver latifúndio improdutivo, haverá a luta por reforma agrária”, concluiu Rodrigues. (Com informações do Estadão)

Após reunião, MST promete a Haddad desocupar área da Embrapa em Petrolina

  1. ysrebelde disse:

    O MST é tão bonzinho, que fiquei comovida (contém alta dose de ironia)

  2. LAGOÃO disse:

    Espere aí, o PT é quem promove latifúndio, pois aí bem pertinho da EMBRAPA, o Governo desapropriou 355 moradores na área onde está implantando o Projeto Pontal, e vendeu todo o Projeto para uma Empresa de Publicidade de São Paulo. Como essa Empresa não era do ramo, terminou caindo fora e devolvendo o Projeto para o Governo e o Projeto Pontal até hoje não foi concluído. Isso ocorreu no Governo Dilma, isto é, a venda do Projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários