Escolas públicas da área ribeirinha de Petrolina receberam nesta semana as atividades do Coletivo Trippé, incluindo espetáculo de dança, oficina para crianças e palestras para os professores. As ações começaram na Agrovila Massangano, na segunda (17), e também chegaram à Ilha do Massangano, na quarta-feira (19).
A professora Brasiliana de Sousa Alves, que trabalha na Escola Municipal Moisés Barreto, diz que receber o projeto foi uma experiência enriquecedora para a comunidade escolar. “As crianças amaram esse projeto. Para elas, foi bastante divertido, algo que usa o lúdico“, afirma.
O projeto ‘Debaixo D’Água em comunidades ribeirinhas’ realiza um circuito de apresentações e atividades formativas para levar a dança a oito comunidades ribeirinhas da cidade. Iniciadas neste mês, no mês do Dia Internacional da Dança (29 de Abril), as atividades seguem até o final de maio. Todas as apresentações contam com acessibilidade com intérprete de Libras.
O espetáculo aborda a conscientização sobre o cuidado com a água através da dança em uma linguagem infantil. Através da mediação cultural, o tema é discutido com as crianças, que recebem material pedagógico e participam de oficinas com a bailarina Mary Ane Nascimento. Os professores também são contemplados, com uma palestra sobre mediação cultural com o diretor Adriano Alves.
Aprovado no Edital Funcultura Geral 2019/2020, o projeto conta com incentivo do Governo de Pernambuco, através da Fundarpe, da Secretaria de Cultura. Também conta com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura de Petrolina.
O Coletivo
Desde 2011, o Coletivo Trippé atua na produção de dança no Sertão do São Francisco, promovendo atividades de difusão e formação na área. Entre suas atividades, está a realização de temporadas e circulações de espetáculos, processos de mediação cultural para iniciação de novos públicos e produção de mostras e festivais. As atividades do grupo podem ser acompanhadas pelas redes sociais no Instagram e no Facebook.