Se depender do vereador de Petrolina, César Durando (UB), a Casa Plínio Amorim terá um comitê para analisar e combater os problemas que atingem atualmente o Velho Chico. Em discurso ontem (25), na sessão plenária da Casa Plínio Amorim, César afirmou que entrará com requerimento sugerindo essa proposta ao Comitê Hidrográfico da Bacia do São Francisco (CHBSF), após a recente criação de uma frente parlamentar com esse intuito na Câmara dos Deputados.
O vereador petrolinense afirmou que vai aproveitar uma audiência pública na cidade de Floresta (PE), Sertão de Itaparica, no próximo dia 3 de junho – quando se comemora o Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco – para apresentar sua ideia. Segundo César, todas as câmaras das demais cidades banhadas pelo Rio da Integração Nacional também deveriam criar seus comitês.
“É importante que nós tenhamos também uma frente parlamentar de vereadores defendendo o Velho Chico, a utilização dos agrotóxicos, políticas concretas de preservação ambiental, o assoreamento, os esgotos jogados permanentemente no nosso rio, que o maior bem que nós temos, que todas as cidades banhadas por ele têm, mas que é um patrimônio nacional”, argumentou César, que pediu apoio dos demais colegas ao seu requerimento.