Coluna da Folha: Vereadora na luta por mais direito e proteção para as mulheres

por Carlos Britto // 08 de maio de 2023 às 07:00

Foto: CMR/reprodução

No Recife, a Câmara Municipal vota hoje o chamado ‘Protocolo Violeta’, um projeto de lei (PLO 106/2021) da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), em parceria com Andreza Romero (Podemos), que pretende criar uma rede de combate ao assédio no Recife. O documento, que é inspirado no ‘Protocolo No Callem’, da cidade de Barcelona, na Espanha, que embasou a prisão do jogador Daniel Alves por estupro, prevê que funcionários de bares, casas noturnas e outros estabelecimentos da cidade sejam capacitados para prevenir e combater o assédio, e ainda promover o acolhimento de pessoas em situação de violência.

A vereadora diz que proposta tem como base principal a garantia da privacidade a quem denuncia, a atenção e o respeito. Pelo teor do texto, os estabelecimentos devem adotar medidas de prevenção, acolhimento e denúncia de casos de violência contra as mulheres e a importunação sexual, além de estabelecer multa por descumprimento das ações previstas.

Combater a violência contra a mulher é um dever de toda a sociedade. É fundamental que as pessoas que trabalham em bares, restaurantes, casas de festa estejam habilitadas para lidar com casos de agressão e que possam auxiliar as autoridades competentes, seja denunciando ou acolhendo, a combaterem esses crimes”, completou a vereadora Cida Pedrosa.

Para o projeto ser apreciado com rapidez, foi necessária uma campanha virtual que reuniu centenas de mulheres e entidades feministas.

Prefeito perseguido

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), sofreu duras críticas desferidas pelo prefeito de Sertânia (Sertão Central), Ângelo Ferreira (PSB). Em entrevista à emissora de rádio do ex-deputado Gonzaga Patriota, e demonstrando muito nervosismo e irritação, Ferreira afirmou que até o momento a tucana “não disse a que veio” e que “está deixando o governo de Pernambuco desorganizado”. O chefe do Executivo Municipal ainda chamou Raquel de “perseguidora”. “Sertânia, nestes quatro meses de governo de Raquel, só perdeu. Não sabia que ela era tão perseguidora. É uma sanha de perseguição. Eles esculhambaram o Estado. Até agora, com quatro meses de governo, não disse a que veio. Não tem contribuído para nada em Pernambuco “, esbravejou Ângelo.

O assessor liberado

Em Caruaru (Agreste), o ex-assessor parlamentar da vereadora Kátia das Rendeiras, Mateus Lúcio, foi liberado da penitenciária Juiz Plácido de Souza, onde estava preso desde o dia 1º de março, quando foi realizada a Operação ‘Primus’. Ele e a vereadora foram acusados e presos pela prática de rachadinha. Agora, Mateus terá que usar tornozeleira eletrônica. Caso consiga um trabalho, poderá sair para trabalhar durante o dia, precisando se recolher à noite. E aos sábados, domingos e feriados, os dois precisarão ficar em casa.

Luto

Em Garanhuns (Agreste), a notícia que chocou no fim de semana foi o falecimento do secretário de Turismo do município, Givaldo Calado de Freitas. O prefeito Sivaldo Albino (PSB) decretou luto oficial de sete dias no município.

Coluna da Folha: Vereadora na luta por mais direito e proteção para as mulheres

  1. Cavaleiro sem nome disse:

    Mais um projeto de lei suprematista. Estou me sentindo na Alemanha nazista. Já notaram que na lei ,os homens já são uma classe de Dalits(classe inferior), onde uma mulher até se pode tirar a vida de um homem e não dá em nada? Vira celebridade. A raiz deste problema de assédio é o sistema de valores da cultura podre cultivada a décadas justamente por que diz lutar pelas mulheres.

  2. Direita do Vale disse:

    “Cavaleiro sem nome”, é a ditadura da esquerda que nos fundamentos de sua doutrina é contra o homem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários