Após a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter declarado o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) para a Covid-19, na sexta-feira (5), a Prefeitura de Juazeiro (BA) suspenderá a divulgação semanal dos dados atualizados da doença. O boletim epidemiológico desta segunda-feira (8) será o último repassado à imprensa.
De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau), no período de 30 de abril a 6 de maio o município registrou 17 novos casos. Neste mesmo período, não ocorreram óbitos em decorrência de complicações causadas pela doença, mantendo o número total de 509 mortes.
De acordo com o levantamento, 30.340 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 29.802 já estão recuperados. Casos descartados somam 52.371, enquanto casos ativos são 29.
Foram realizados, desde o início da pandemia, 71.743 testes rápidos em Juazeiro e 9.483 RT-PCR no Lacen-BA de Salvador.
Leitos
O percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na Rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 55%, com 9 leitos desocupados.
Suspensão
Apesar da suspensão semanal da divulgação do boletim, a Sesau ressaltou que as informações continuarão sendo incluídas no sistema e-SUS Notifica, e os casos de síndrome gripal suspeitos de Covid-19 serão acompanhados.
“A Sesau ressalta que o fim da ESPII não significa que a doença tenha deixado de ser uma ameaça à saúde e alerta a população sobre a necessidade da atualização do esquema vacinal contra a Covid-19 e a continuidade da vigilância e de hábitos fundamentais, como a lavagem das mãos, por exemplo”, completou a pasta.