Um dos eventos mais tradicionais do calendário junino de Petrolina, a irreverente Jecana do Capim acontecerá neste final de semana – de sexta (9) a domingo (11) – com um atrativo a mais. Em 2023 a festa, idealizada pelo saudoso radialista Carlos Augusto, está completando 50 anos de existência. Além de muito forró para animar o grande público, a Jecana tem a esperada corrida e o desfile de jegues ornamentados, com premiações que chegam ao total de R$ 30 mil. Os interessados em competir têm sábado (10) para se inscreverem.
As expectativas são de que a Jecana deste ano atraia um público de mais de 10 mil pessoas. O evento espera a participação de cerca de 50 jegues e aproximadamente 40 jegueiros, que vêm de outros estados como Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. A festa é um tributo ao jegue, animal simbólico e de importância histórica, que já foi muito utilizado como tração no Nordeste, auxiliando nas mais variadas demandas do homem do campo.
“É papel do município fortalecer as tradições culturais da nossa terra, e é isso que estamos fazendo. Trabalhamos para que a festa seja mais um sucesso do nosso ciclo junino. O prefeito Simão Durando convida toda população de Petrolina e cidades vizinhas para virem participar de mais esse evento“, frisou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Giovanni Costa.
Programação
A programação terá início na sexta-feira, com missa às 19h na igreja católica local, e depois uma quermesse com barracas de comidas e bebidas da região. No sábado (10) haverá às 16h o torneio de futebol no campo da comunidade do Capim. No período da noite serão abertas as barracas, com os shows começando a partir das 20h no ‘Forró da Rabichola’, e contará as atrações musicais de Henrique Nunes, Edu Carva, Ytalo e Maciel. Já no domingo (11) acontecerá a tradicional corrida de jegue, às 9h, seguida pelo desfile do Jegue Fashion. O encerramento será a partir das 14h, com o ‘Forró do Poeirão’ que terá a banda Brega e Vinho, além de Sérgio do Forró e André Mendes.