O Coletivo Tripé encerrou nesta segunda-feira (5) a temporada de apresentações ‘Debaixo D’Água em comunidades ribeirinhas’. O projeto, aprovado no Funcultura, promoveu uma série de atividades gratuitas para crianças de escolas públicas de Petrolina desde abril. Em mais de 378 km rodados de van e de barco até chegar às oito comunidades contempladas, a ação possibilitou momentos artísticos para milhares de crianças. No pátio, o cenário montado formava a caixa cênica, onde o espetáculo fazia sua magia.
“Foi muito especial poder apresentar nosso espetáculo que traz a água como principal tema para crianças que convivem diariamente com o Rio São Francisco. A possibilidade de levar nosso trabalho para comunidades afastadas do centro é sempre uma vivência maravilhosa“, diz a bailarina Rafaedna Britto.
Entre o Dia Internacional da Dança (29 de Abril) e o do Meio Ambiente (5 de Junho), foram realizadas apresentações e atividades formativas com o espetáculo, que aborda a conscientização sobre o cuidado com a água de forma lúdica, utilizando objetos como garrafas pet e sacolas.
A presença de intérprete de Libras durante as sessões possibilitou a acessibilidade da obra. Através da mediação cultural, o tema do espetáculo foi discutido com as crianças, que receberam material pedagógico e participaram de uma oficina com a bailarina Mary Ane Nascimento. Os professores também foram contemplados, com uma palestra sobre mediação cultural com o diretor Adriano Alves.
Aprovado no Edital Funcultura Geral 2019/2020, o projeto conta com incentivo do Governo de Pernambuco, através da Fundarpe e da Secretaria de Cultura. Também tem o apoio institucional da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura de Petrolina.
Coletivo Trippé
Desde 2011, o Coletivo Trippé atua na produção de dança no Sertão do São Francisco, promovendo atividades de difusão e formação na área. Entre suas atividades, está a realização de temporadas e circulação de espetáculos, processos de mediação cultural para iniciação de novos públicos e produção de mostras e festivais. As atividades podem ser acompanhadas pelas redes sociais no Instagram e no Facebook. As informações são da assessoria.