Se por um lado os fogos de artifício fazem parte de uma forte tradição dos festejos juninos, por outro também causam apreensão. O barulho provocado por eles pode gerar sofrimento para animais, idosos, crianças e pessoas com autismo. Por este motivo, a Prefeitura de Petrolina vai dar continuidade e manter a beleza das cores dos rojões, mas sem esse incômodo durante o São João na cidade.
Em todas as noites da festa no Pátio Ana das Carrancas serão utilizados materiais que reduzem os ruídos. Ao contrário dos tradicionais, os fogos ‘silenciosos’ queimam gradativamente, sem uma grande explosão, o que reduz a intensidade dos ruídos, mas preserva os efeitos visuais.
É o segundo ano consecutivo que a prefeitura adota esse modelo de queima de fogos. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Giovanni Costa, o barulho provocado pelos shows pirotécnicos podem causar grande incômodo. Essa alternativa garante a beleza e encantamento que os fogos proporcionam, sem causar nenhum prejuízo.
“Entendemos que momentos alegres como o período junino devem sim ser festejados, mas não podemos deixar de exercer a cidadania e respeito ao próximo. É uma preocupação do prefeito Simão Durando, que ano passado pediu para usarmos esse tipo de fogos para não causar transtornos no entorno do pátio, principalmente pensando nos idosos, crianças, animais e pessoas com transtorno do espectro autista. Essa é uma alternativa para deixar ainda mais linda a nossa festa“, frisou. A programação do São João de Petrolina será aberta oficialmente nesta sexta-feira (16) e seguirá até o dia 25 de junho.
E o resto da cidade? É deserto?