Com foco na prevenção, Secretaria de Saúde faz balanço do São João 2023 de Petrolina

por Carlos Britto // 27 de junho de 2023 às 07:40

Foto: Deivid Menezes/Ascom PMP/SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentou, ontem (26), um balanço do trabalho realizado pelas equipes da pasta durante os nove dias do São João 2023 de Petrolina, encerrado no último domingo (25). Focando em ações preventivas, a SMS atuou não apenas no Pátio de Eventos Ana das Carrancas, mas também na Porta do Rio (Orla I).

Entre as ações desenvolvidas estiveram equipes do Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), com educação em saúde; Samu presente, para assistência e remoção de pacientes; e na Orla, com a vacinação contra Covid-19 e gripe (influenza).

O CTA, por meio da educação em saúde, orientou o público quanto as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e a importância do sexo seguro. Ao todo, foram distribuídos 18 mil preservativos masculinos, 1.200 femininos e 8.100 unidades de gel lubrificantes.

No polo extra de vacinação, que ficou instalado na Porta do Rio de 16 a 25 de junho, foram aplicadas 1.102 doses de imunos. Destes 451 da Covid-19 e 651 de influeza. De acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, foram números positivos de adesão. “É muito importante chegarmos ao final com um balanço que estava dentro da nossa perspectiva. A vacinação na Orla assegurou proteção ao nosso público e também aos turistas que passaram por nossa cidade, agora, os imunos continuam sendo aplicados nas Unidades Básicas de Saúde“, conclui.

Foto: Deivid Menezes/Ascom PMP/SMS

Samu

Sobre o trabalho do Samu, durante as nove noites foram realizados 177 atendimentos clínicos. Desse quantitativo, cinco precisaram de remoção, sendo realizadas pelo Samu e Corpo de Bombeiros.  Para o secretário de Saúde, João Luís, os trabalhos das equipes foram importantes e respaldaram o público que se fez presente no evento. “Sem dúvidas chegamos ao fim do São João de Petrolina com o dever cumprido e bons números de proteção à saúde. Desde a equipe do CTA, com educação em saúde, da vacina em polo extra até as equipes do Samu no pátio com assistência médica, de enfermagem, técnica de enfermagem, até a condução dos pacientes que se fizeram necessárias. Tudo ocorreu com tranquilidade, rapidez e eficiência“, concluiu João.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários