A Prefeitura de Petrolina, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE) e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), promoveu a primeira reunião do Comitê Gestor da estratégia da Busca Ativa Vacinal (BAV) na cidade. O encontro teve como objetivo traçar metas e estratégias para que seja possível elaborar um plano de ação visando ao aumento da cobertura vacinal das crianças.
De acordo com o diretor da Vigilância Epidemiológica, Acácio Andrade, é necessário um trabalho em equipe para alcançar bons resultados. “Realizar um trabalho coletivo, permite aumentar a vacinação e alcançar as coberturas vacinais recomendadas pelo Ministério da Saúde. Estamos seguindo as orientações do prefeito Simão Durando, em traçar estratégias e realizar ações que garantam a proteção das nossas crianças“, destaca.
A BAV é uma estratégia do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em apoiar os municípios na garantia da imunização infantil. O programa contribuiu para identificar crianças menores de 5 anos com atraso vacinal (ou não vacinadas) e estabelecer estratégias para encaminhamento delas aos serviços de saúde e atualizações da caderneta de vacinação.