Transposição: Priscila Krause participa de ação do governo federal em Salgueiro

por Carlos Britto // 14 de julho de 2023 às 12:00

Foto: Mariana Carvalho/Vice-Governadoria

Relevante obra de infraestrutura hídrica do país, a transposição do Rio São Francisco, oficialmente denominada Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), passou a contar novamente com uma importante estrutura. Nessa quinta-feira (13), em Salgueiro (Sertão Central), com a participação da vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) recolocou em operação o sistema de bombas da Estação de Bombeamento 3 (EBI-3). Com isso, 7,6 milhões de pessoas serão beneficiadas em todo o Nordeste.

No evento, Priscila Krause destacou que a transposição dialoga com uma das principais necessidades do Estado: o abastecimento d’água. “Esse é um momento importante porque se reinicia o bombeamento das águas da transposição, voltando a garantir o abastecimento para cidades importantes como Salgueiro e Serrita. A transposição está cumprindo seu objetivo de atender a população e garantir dignidade em uma região fundamental para o desenvolvimento do Estado“, ressaltou.

A estrutura integra o Eixo Norte do PISF e estava paralisada desde outubro do ano passado devido a problemas técnicos decorrentes da falta de reparos e de manutenção do sistema. O acionamento será capaz de aumentar a segurança hídrica para uma parte considerável da população do Nordeste. Hoje, mais de 7,6 milhões de pessoas em 222 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte são atendidas pelo trecho da estação EBI-3, que, por meio de canais e reservatórios, as águas são transportadas até os habitantes.

O acionamento do sistema de bombas reforça a importância do diálogo entre o Governo de Pernambuco e o governo federal, propiciando parcerias que beneficiam a população pernambucana. “Tínhamos essa bomba parada e hoje (ontem) a gente a restabeleceu. E o presidente Lula já disse que pretende até o final do ano religar uma nova bomba aqui. É o sonho se transformando em realidade”, frisou o ministro do MIDR, Waldez Góes.

Nova realidade

De acordo com o MIDR, a EBI-3 é um conjunto de motobombas, válvulas e acessórios interligados capazes de garantir um volume contínuo de transporte de água, entre um poço de sucção e uma área de escoamento, por meio de tubulações forçadas. A estrutura da Estação é de 90 metros de altura. “Era uma angústia muito grande de quem mora aqui e agora o povo nordestino pode voltar a sonhar com água na torneira“, registrou o prefeito de Salgueiro, Marcones de Sá.

Estiveram presentes na cerimônia o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta; o secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira; a vice-governadora do Estado do Ceará, Jade Romero; o superintendente de Regulação de Serviços Hídricos e Segurança de Barragens da Agência Nacional das Águas (ANA), Bruno Rebouças; e o secretário executivo de Recursos Hídricos de Pernambuco, Marcelo Asfora. Os deputados federais Yury do Paredão (Ceará) e Pedro Campos também participaram do evento, além de prefeitos e vereadores.

Transposição: Priscila Krause participa de ação do governo federal em Salgueiro

  1. O POVO TÁ DE ÔLHO disse:

    Reativações e mais reativações sempre vão acontecer, tudo isso pelo fato dessa obra não ter sido planejada, foi feita a toque de caixa, sem projeto de pré-viabilidade, projeto de viabilidade e nem sequer um projeto básico, mas os números são divulgados são enormes, 7,5 milhões de Nordestinos, duvido, é o mesmo que dizer, no Céu do Nordeste tem 19 trilhões de estrelas, quem é que duvida? quem duvidar que vá contar. Pois bem, essa obra sempre vai ser assim, reativações em cima de reativações, inaugurações em cima de inaugurações, até que seja abandonada de vez, pois enquanto o Governo Federal tiver interesse em fazer inaugurações ele para a conta de energia, quando não mais tiver interesse, as concessionária de energia vão desligar as substações de energia e o projeto será abandonado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários