A educação sempre foi vista como chave de mudança pela médica endocrinologista Emanuela Sancho. Formada há 11 anos, ela levou essa filosofia para o consultório e para a vida dos pacientes. Mas queria ir muito além. A ideia era ampliar o raio de alcance para ajudar o máximo de pessoas que convivem com o diabetes.
Por isso, a especialista montou o Projeto de Educação em Diabetes, que traz a proposta educativa continuada para pacientes e para cuidadores no âmbito da doença e do tratamento, sobretudo com relação aos detalhes que envolvem o uso de insulina. A iniciativa tem a proposta de capacitar a população sobre autocuidado e tornar o paciente protagonista do seu tratamento.
“Conheci um programa de educação continuada em diabetes na Itália, onde morei por 7 meses. Lá, existe grande prevalência de diabetes, de forma que eles investem muito visando a reduzir ao máximo as complicações da doença e efeitos colaterais do tratamento, além de redução de custo para o Estado. Por isso, desde meu retorno para Serrinha, adaptei a ideia e implantei o projeto para a nossa realidade em eventos gratuitos”, conta a médica.
Emanuela Sancho percebeu que tinha em mãos um projeto-piloto com resultados muito positivos, e que podia escalar a ideia para ajudar mais pessoas. Então, sugeriu que a matéria virasse projeto de lei e fosse à votação na Câmara de Vereadores do município e conseguiu aprovação com unanimidade.
Sucesso
E a onda positiva não parou por aí. Autoridades estaduais tiveram acesso ao projeto e demonstraram interesse em ampliar para todo estado da Bahia. Para a surpresa da especialista, que incansável, tentava fazer sua iniciativa se tornar uma realidade na vida de muitas pessoas. O sonho agora está se materializando. Autoridades de âmbito nacional também já querem saber detalhes sobre a ideia da endocrinologista.
“Minha sincera torcida é para que esse projeto ganhe escala e vire instrumento na luta de quem vive diariamente os desafios que a doença traz. Porque na minha caminhada, as melhoras para os pacientes são notadas e muito reais. Eu, não vou desistir da ideia de levar esse benefício a todo povo desse Brasil de meu Deus”, conclui a médica.
Quem se interessar em mais detalhes, pode entrar em contato com a especialista diretamente pelo seu e-mail emanuelasancho@gmail.com ou através do telefone (71) 9 9192-9465. As informações são da assessoria.