Sinpol-PE comenta inclusão de 5 cidades do Estado entre as 50 mais violentas do país

por Carlos Britto // 21 de julho de 2023 às 18:00

Foto: Ascom Sinpol-PE/divulgação

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) não deixou de comentar os recentes números do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgados ontem (20), referentes às mortes violentas intencionais em relação a 2022. O Anuário incluiu cinco cidades do Estado Estado entre as 50 com maior taxa de mortes violentas do País.

Os dados correspondem ao número total de vítimas de homicídio doloso, latrocínio (roubo seguido de morte), lesão corporal seguida de morte e óbitos decorrentes de intervenções policiais a cada 100 mil habitantes.

Como este Blog mostrou, a cidade do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, aparece como a quinta mais violenta do País no ano passado. A taxa é de 81,2 homicídios para cada 100 mil habitantes. O número é quase quatro vezes maior do que a média nacional, que é de 23,4. Vitória de Santo Antão (Mata Sul), São Lourenço da Mata (também no Grande Recife) e Garanhuns (Agreste) também constam no ranking.

Para o presidente do Sinpol-PE, Rafael Cavalcanti, existe “uma incapacidade do Estado em combater a violência, por falta de investimento e priorização da segurança das pessoas. Além da falta de efetivo e das péssimas condições de trabalho, da não valorização do profissional de segurança pública, há uma falha na técnica de gerenciamento dos recursos que temos, e que já vem das gestões anteriores. O atual governo diminuiu o acesso a registro da delegacia interativa e vem fechando as delegacias à noite, nos finais de semana e feriados, no Interior do Estado”, afirmou. Com a palavra, o Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários