Araripina reforça programa de proteção e promoção à saúde menstrual

por Carlos Britto // 26 de julho de 2023 às 11:00

Foto: Ascom PMA/divulgação

Araripina (PE), no Sertão do Araripe, passa a fazer parte do Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. A iniciativa, liderada pelo Ministério da Saúde, visa a combater a precariedade menstrual e promover a saúde e higiene entre estudantes das escolas municipais. A secretária municipal de Saúde, Roberta Falcão, presidiu o evento, destacando a importância dessa iniciativa.

A falta de acesso a produtos de higiene menstrual é uma barreira para o pleno desenvolvimento e inclusão social de nossas meninas e mulheres“, ressaltou Roberta, acrescentando que a iniciativa é crucial para garantir o direito à saúde e à educação das jovens.

A precariedade menstrual é um problema significativo que se refere à dificuldade de acesso e aquisição de produtos de higiene durante o ciclo menstrual feminino. O programa busca não apenas combater essa situação, mas também oferecer cuidados básicos de saúde e desenvolver mecanismos para incluir as mulheres em programas voltados para a saúde menstrual.

Na cidade sertaneja, o programa vai fornecer gratuitamente absorventes higiênicos para estudantes de 9 a 15 anos matriculadas na rede municipal de ensino e que estão em situação de precariedade menstrual. Além disso, serão promovidas ações educativas sobre saúde, prevenção de doenças, planejamento familiar e sexual. No evento, algumas estudantes já receberam um kit com seis pacotes de absorventes. Quase 448 adolescentes de oito escolas municipais serão beneficiadas nesta primeira etapa.

Entre as autoridades presentes no evento estavam a deputada estadual e primeira-dama de Araripina, Socorro Pimentel; a secretária de Educação, Ana Paula Ramos; a coordenadora do Saúde da Mulher, Carla Rocha; a coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Jackeline Cirilo, além de diretoras de escolas e mães.

No Estado

Em Pernambuco, no último dia 17 de julho a governadora Raquel Lyra sancionou o projeto de lei (740/2023) que institui o Programa de Distribuição Gratuita de Absorventes Higiênicos no Estado. A ação beneficiará estudantes matriculadas nas escolas públicas estaduais, mulheres acolhidas nas unidades e abrigos sob a gestão estadual, que se encontram recolhidas em unidades do sistema prisional estadual e também aquelas internadas em estabelecimento educacional estadual em decorrência de cumprimento de medida socioeducativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários