Mais um capítulo da queda de braço envolvendo o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) 2024 deverá acontecer esta semana. Após a governadora Raquel Lyra (PSDB) anunciar a data da festa para o ano que vem (18 a 28 de julho), o prefeito Sivaldo Albino (PSB) também vai anunciar a data do festival em evento nesta quinta-feira (10).
Como esta coluna já mostrou, o prefeito do município assinou portaria que institui a Comissão Especial e o Grupo de Trabalho Interdisciplinar Municipal para a 32ª edição do Festival.
No evento desta quinta-feira, que vai acontecer no Centro Cultural Alfredo Leite, às 10h, também vai acontecer a divulgação das atrações do Festival Viva Jesus 2024.
Sivaldo puxa a responsabilidade do FIG amparado em toda a polêmica deste ano, com direito à exoneração do secretário estadual de Cultura, cachês cobrados e até vaias quando o nome da governadora Raquel Lyra foi citado.
Nas redes sociais, o assunto virou polêmica e ninguém mais sabe o que vai acontecer. Estão questionando até se serão dois Festivais, um da prefeitura e outro do estado. São muitas perguntas que precisam de respostas, e isso deve acontecer nesta quinta-feira.
Prefeito acidentado
Um acidente grave ocorrido no último sábado (5), na PE-309 envolvendo o prefeito de Solidão, no Sertão do Pajeú, Djalma Alves, O Djalma da Padaria (PSB) tem gerado preocupações e comoção na região. O prefeito, que sofreu ferimentos sérios, está atualmente em tratamento no Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira. Segundo Damiana Alves, secretária de Saúde do município de Solidão e irmã do prefeito, ele está demonstrando uma evolução positiva em seu quadro. “Ele continua evoluindo bem, graças a Deus. Permanece na UTI, mas está sempre evoluindo bem”, afirmou. Djalma passará por uma série de exames para avaliar o progresso de sua recuperação, incluindo uma fratura alinhada no tornozelo.
Michelle em Pernambuco
O presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, está articulando a vinda de Michelle Bolsonaro a Pernambuco. A presidente nacional do PL Mulher tem arrastado multidões nesses encontros e a expectativa é de que aconteça o mesmo, desta vez no Recife. A vinda de Michelle está prevista para o próximo dia 26 de agosto, mas a agenda ainda vai ser confirmada.
Força
A vinda da mulher do ex-presidente Jair Bolsonaro a Pernambuco representa força na pré-campanha de Gilson Machado a prefeito do Recife. Gilson conquistou 1.296.451 votos em para senador e 323.769 votos só em Recife. O bolsonarista é um nome forte para enfrentar o atual prefeito João Campos. Carrega a experiência como ministro de turismo do governo Bolsonaro com ações importantes para Pernambuco durante a gestão.
Defendeu
O deputado estadual Antonio Coelho (UB) iniciou o segundo semestre legislativo tendo como prioridade assegurar maior estabilidade fiscal e segurança jurídica aos contribuintes pernambucanos. O ponto de partida desse debate é o Projeto de Lei Ordinária nº 959/2023 apresentado pelo parlamentar. A matéria tem como finalidade delimitar a atuação do Estado no que se refere à majoração da base de cálculo do ICMS, no modelo de antecipação tributária, que venha a ser promovida pelo Poder Executivo via decreto. Com o projeto, o parlamentar estabelece que a promoção de qualquer aumento só entrará em vigor no exercício financeiro seguinte à data de publicação do decreto.
A governadora está se metendo onde não deveria se meter. Se o evento já vinha sendo realizado pela prefeitura, por que ela quer tomar para o estado?
Será que o FIG é um arco-íris, e no final tem um pote de ouro?