O Rally dos Sertões 2923 vai botar o pé na estrada nesta quarta (16). Foram momentos intensos e de muita movimentação durante os sete dias em que a caravana do maior rally das Américas ficou baseada em Petrolina, que pela primeira vez recebeu a largada da prova e uma semana na mesma cidade, em função do formato inédito da prova em laços ou margaridas (larga e retorna para a mesma cidade). Povo hospitaleiro, cultura, artesanato e o Rio São Francisco, um dos maiores tesouros brasileiros, foram as atrações para os expedicionários do Sertões, aqueles que vieram para se divertir sem competir.
No caminho inverso, a Vila Sertões, a maior já montada na história dos 31 anos da prova, com 136 mil metros quadrados, recebeu milhares de visitantes, curiosos para ver de perto as supermáquinas do rally e as estrelas: os competidores. A cidade conta com população estimada em 360 mil habitantes e a base de sua economia está na produção de frutas (especialmente uva, manga, melancia, goiaba e banana) e leguminosas (feijão, batata-doce e aipim/macaxeira).
A região é atualmente o principal polo frutífero do país e, graças à presença de um aeroporto de média dimensão, boa parte da produção pode ser escoada diretamente para o exterior.
Vinícola
Com tantos atrativos, somados à hospitalidade do povo de Petrolina, as Expedições Sertões Aventura atraem turistas de várias partes do Brasil. São realizadas por operadores homologados pela Dunas e especializados em passeios off road com grupos de motos e carros 4×4. Nesse Sertões, as expedições contam com 154 pessoas.
O homologado KeepTrack 4×4 organizou visitação na Vinícola Rio Sol, em Lagoa Grande (PE), cidade a 50 km de Petrolina, onde a produção de vinhos começou nos anos 1980 e é destaque na região devido a três características climáticas: sol o ano todo, poucas chuvas e irrigação do Rio São Francisco.
O grupo pode andar pela plantação de uvas na fazenda de 120 hectares, com safra o ano todo, o que só é possível nessa região do planeta. Os 35 expedicionários conheceram as dependências da vinícola, visitaram a adega, experimentaram a uva tirada diretamente do pé no meio da plantação e claro, para concluir, a tão esperada degustação de vinhos seguido de almoço com cardápio regional e música ao vivo reverenciando os destaques locais como Luiz Gonzaga.
Museus Históricos
Como parte do passeio de city tour prévio à vinícola, as expedições visitaram o Museu do Sertão em Petrolina, que retrata e resgata a história do homem sertanejo em todos os seus aspectos. O acervo é constituído por mais de três mil objetos.
Outra opção é aproveitar a cultura histórica de cidades próximas. A Expedição Via 4×4 visitou o vilarejo de Canudos Velho (BA), que fica a 180 km de Petrolina. Os expedicionários conheceram o Museu Histórico de Canudos, criado por um dos primeiros habitantes do local. É um vilarejo pequeno e rico em cultura, onde ainda é possível conferir as ruínas da igreja de Antônio Conselheiro. Entre as exposições do museu encontram-se artigos como cartuchos e balas, espingardas e revólveres, facões e bainhas que teriam sido utilizados durante a Guerra de Canudos.
No artesanato, a cultura da produção de carrancas enche os olhos e emociona. A escultura que carrega a crença de proteção, tem uma cabeça de forma humana ou animal, produzida em madeira. Hoje é comercializada como objeto de decoração, mas foi utilizada a princípio na proa das embarcações que navegavam no Velho Chico. Na cidade é possível conhecer a Oficina do Artesão Mestre Quincas, onde os escultores passam o conhecimento de pai para filho, geram renda para a população ribeirinha e fortificam a cultura local. As informações são da assessoria.
Tem gosto pra tudo mesmo. Nunca vi coisa mais sem futuro e sem graça que essa. Pra mim, né? Cada um tem seu gosto.
Obrigado pela boa notícia. Já vão tarde. Chega de coisas que em nada contribuem para a edificação do carente ser humano.
Um dos eventos mais importante que Petrolina recebeu nos últimos tempos. Muita gente de fora, muitos deles irão voltar. Conheceram a cidade e região, isso é muito bom para o povo de Petrolina, ótimo para a economia local hoje e no futuro. Este evento gigante juntamente com outros eventos na cidade traz importante contribuição para toda região e principalmente Petrolina. Que venha novamente, e também outros eventos. Temos que apostar no turismo de negócio, turismo passeio e turismo de esportes, todos sem excessão trazem contribuições relevantes para a cidade. Parabéns ao prefeito Simão por ter trazido os sertões este ano, que a gestão municipal traga outros eventos para uma diversificação neste segmento de negócio tão importante.
Já vai tarde, não devia nem terem vindo
Não é somente pilotar esses veículos, por trás de tudo isso tem tecnologia, são criadas peças componentes eletrónicos e etc. e passam por testes e são aplicadas nestes tipos de eventos, para proporcionar um conforto para os novos carros, admiro bastante este tipo de competição
Não é somente pilotar esses veículos, por trás de tudo isso tem tecnologia, são criadas peças componentes eletrónicos e etc. e passam por testes e são aplicadas nestes tipos de eventos, para proporcionar um conforto para os novos carros, admiro bastante este tipo de competição.
Evento muito bom, isso só eleva e projeta a cidade de Petrolina nacionalmente, que tais eventos se dessa magnitude aconteçam na cidade e região
Os espíritos de porcos que estão criticando evento deveriam analisar que são centenas de pessoas que fazem parte da equipe de competição e apoio, gerando divisas para a cidade com hospedagem e consumo em restaurantes. Vão procurar oque fazer ao invés de criticar quem faz alguma coisa acontecer.
Se fosse um baile fank regado de cocaína estavam elogiando mas foi civilizado muitos não gostaram
Foram todos bem vindos,um evento nessa proporção trás para a cidade de Petrolina,uma grande geração de emprego,e renda hortelaria restaurantes e ajuda na economia da cidade, trazendo turistas de vários países e cidades,sem falar q e um Sport de grande proporção!
Toda equipe do rally dos sertões,estão de parabéns,
Evento maravilhoso e pra Petrólina ter esse evento durante uma semana e pela primeira vez a largada ser aqui foi fantástico pra Petrolina.
Vendedor de água,picolé ou espetinho movimentando a economia local,trazendo felicidades e inspirações.
Vendedor de água,picolé ou espetinho movimentando a economia local,trazendo felicidades e inspirações.