Empresas turísticas em Petrolina precisam de cadastro no sistema nacional, alerta prefeitura

por Carlos Britto // 29 de agosto de 2023 às 15:00

Foto: Deivid Menezes/Ascom PMP Sedetur arquivo

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) está alertando os prestadores de serviços do setor a se inscreverem no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). O cadastro é gratuito, obrigatório e realizado de forma digital, no site oficial.

Segundo a pasta, a baixa adesão no cadastro fez com que o município chamasse a atenção de empresários e trabalhadores a se submeterem ao procedimento. Além disso esse processo é importante, pois reflete na participação da cidade no Programa de Regionalização do Ministério do Turismo. O sistema que garante vantagens e oportunidades aos trabalhadores é também é uma importante fonte de consulta para o turista.

O diretor de Turismo, Josué Pereira, alerta que, conforme a Lei nº 11.771, de 17 de setembro de 2008, o cadastro é obrigatório para os prestadores de serviços turísticos. “O Cadastur é uma ferramenta muito importante, pois contribui para identificação dos empreendimentos turísticos e da oferta dos produtos e serviços disponíveis, servindo de parâmetro para análise, mensuração e planejamento de ações voltadas ao desenvolvimento da infraestrutura e de políticas públicas para o setor no município. É uma forma de oferecer segurança e credibilidade aos turistas que vêm de outras localidades, pois os turistas têm mais confiança ao se relacionar com as empresas certificadas“, ressalta Pereira.

As empresas cadastradas no sistema podem ter alguns benefícios, como acesso a financiamentos por meio de bancos oficiais, oportunidades de negócios, acesso a mercados nacionais e internacionais, visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal, incentivo à participação em programas e projetos do governo federal, apoio em eventos, feiras, ações e programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo – entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários