Câmara Municipal autoriza Simão a realizar concurso para agente de trânsito

por Antonio Carlos Miranda // 26 de setembro de 2023 às 17:11

Foto: Nilzete Brito/Ascom CMP

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, ganhou autorização da Câmara de Vereadores para realizar um novo concurso público destinado a reforçar a equipe da Autarquia Municipal de Mobilidade Urbana (AMMPLA). O projeto de lei enviado à Casa Plínio Amorim pelo Executivo foi votado e aprovado na sessão plenária desta terça-feira (26), em duas votações. Na primeira a matéria recebeu 20 votos favoráveis, e na segunda, 19 votos.

A proposta de Simão é aumentar o número de agentes municipais de trânsito com criação de 15 novas vagas para esse setor. A justificativa do prefeito é de que a  malha viária de Petrolina, bem como o número de veículos, cresceu na ordem de 75% – conforme dados extraídos do Detran-PE, tornando-se dessa forma necessária a admissão de mais servidores públicos para realizar a fiscalização do trânsito. “Além do mais, é de suma importância ressaltar que a população do município teve um aumento de 31,6%, conforme último censo do IBGE”, explicou Simão.

Durante a análise da matéria, apenas o líder da bancada de oposição, Professor Gilmar Santos (PT), e Ronaldo Silva (PSDB) fizeram questionamentos mais contundentes. Gilmar alegou que a quantidade de vagas oferecidas pelo Executivo “apenas minimiza” a violência no trânsito, uma vez que Petrolina ainda ficaria com um déficit bem maior de agentes de trânsito. Segundo o líder, existem atualmente 78 agentes em atividades no município. Após o futuro concurso, esse número saltaria para 93 agentes, mas Petrolina precisa atualmente de, no mínimo, 150 profissionais – segundo dados do IBGE.     

Já Ronaldo chegou a sugerir que os guardas civis municipais aprovados e que aguardam a convocação do último concurso da prefeitura fossem chamados e passassem por uma capacitação para atuarem no trânsito. Após aprovada na Casa, a matéria segue agora para sanção do prefeito.    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários