A deputada estadual Socorro Pimentel (UB) cumpriu uma intensa agenda no dia de ontem (3), voltada ao fortalecimento do Polo Gesseiro do Araripe – região da qual ela representa na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A parlamentar esteve na Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), reunida com o diretor Administrativo, José Lindoso, e o diretor financeiro, Heitor Freire. O encontro teve como objetivo discutir a possibilidade de incentivos às indústrias de gesso da região.
“Foi uma reunião muito produtiva, buscando assegurar o apoio e incentivo da Sudene para um polo gesseiro mais avançado e sustentável. Nossa região é responsável por mais de 90% da produção nacional de gipsita e gesso, gerando cerca de 4 mil empregos diretos e mais de 15 mil indiretos. Precisamos concentrar esforços para revitalizar esse setor, que é vital para Pernambuco“, afirmou Socorro Pimentel.
A deputada também se encontrou com o secretário da Fazenda do Estado, Wilson de Paula, e posteriormente, com o de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti. “Discutimos sobre a revitalização do setor, a redução da carga tributária, incentivos para a transição da matriz energética para o gás natural e a importância de estreitar relações com a Sefaz para um entendimento claro sobre o processo produtivo e as necessidades da categoria“, destacou.
Essas reivindicações tem mais de 20 anos que foi tema junto ao Governo do Estado, na Gestão do Saudoso Landenor Júnior quando era presidente do Sindusgesso, onde tive a oportunidade de acompanha-lo nos debates, quando foi Presidente da Assogesso, de lá para cá pouco avançou as nossas reivindicações.
O que falta é um olhar mais sensível para a nossa região, por parte dos políticos, mais ações efetivas e menos discursos evasivos.