O Hospital Eduardo Campos (HEC), em Serra Talhada (PE), no Sertão do Pajeú, realizou pela primeira vez um procedimento de trombólise para tratamento de AVC isquêmico – processo que permite dissolver coágulos que são formados na rede sanguínea. A partir de agora, a unidade de saúde passa a ser referência da técnica para a região – um avanço importante para o Sertão, ajudando na oferta de serviços de saúde cada vez mais eficientes.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o paciente, de 57 anos e proveniente do município de São José do Belmonte (na mesma região), chegou ao HEC com um quadro de fraqueza súbita e dormência do lado esquerdo do corpo. Ele foi encaminhado para sala vermelha e recebido pela equipe multiprofissional da unidade, a qual realizou tomografia do crânio e, após diagnosticado AVC isquêmico, foi iniciada a trombólise. O procedimento aconteceu esta semana.
“Foi possível trombolisar o paciente dentro de um período aproximado de quatro horas, o que evitou que esse paciente ficasse com sequelas decorrentes do derrame cerebral. Esse fato melhora a sobrevida do paciente e a sua qualidade de vida. Antes, o local mais próximo para a realização do procedimento era na cidade do Recife”, comemora Patrícia Queiroz, gestora geral do HEC.
Procedimento
A trombólise é um procedimento o qual é utilizada medicação para dissolver um coágulo (trombolíticos). O procedimento deve ser realizado tão logo tenha início os sintomas, para que o paciente consiga recuperar-se sem grandes sequelas.
Para a coordenadora de Cuidados em Neurologia da SES-PE, Ana Dolores Nascimento, ontem (12) foi dado mais um passo de valorização da assistência à saúde no Sertão. “É importante reconhecer o envolvimento da equipe da unidade e reforçar o comprometimento de cada pessoa e recurso para melhoria dos atendimentos médicos”, pontuou.