Rosa Amorim tem agenda com ministras e discute Incra de Petrolina

por Carlos Britto // 18 de outubro de 2023 às 18:28

Foto: Sheyden/divulgação

Desde o último domingo (15) a deputada estadual Rosa Amorim (PT) vem cumprindo uma série de compromissos em Brasília (DF). A agenda conta com reuniões com ministros, parlamentares e órgãos como Incra e Conab. O objetivo da parlamentar é estabelecer pontes entre a gestão federal e Pernambuco, a partir de políticas e ações que podem ser impulsionadas. 

Na segunda-feira (16), Rosa participou do evento do governo federal que celebrou os 20 anos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) com o anúncio de recursos para o programa. Serão R$ 250 milhões destinados ao PAA, que além de contratos com a agricultura familiar, também serão destinados para o Programa Nacional de Cozinhas Solidárias, que prevê que 30% dos recursos para adquirir alimentos sejam para agricultores familiares. Ainda debatendo o tema da agricultura familiar em Pernambuco, Rosa se reuniu com o deputado federal de Pernambuco Carlos Veras (PT).

Ela também se encontrou com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo, para falar sobre o Plano Nacional de Reforma Agrária e  a produção de alimentos saudáveis para combater a fome. Desde 2020 o MST já distribuiu mais 8 mil toneladas de alimentos produzidos em assentamentos e acampamentos para a população das periferias. Rosa se reuniu também com o Ministério da Pesca e Aquicultura, André de Paula, para dialogar sobre um projeto de pesca artesanal ligado à agricultura familiar para o estado.

Petrolina

Já no Incra, a conversa foi com César Aldrighi, presidente do instituto, e com a diretora de Desenvolvimento e Consolidação de Projetos de Assentamentos, Rose Rodrigues, sobre a possibilidade do órgão federal em Petrolina voltar a ser novamente uma superintendência, para que a população não precise se deslocar até o Recife para acessar o órgão. Também foram debatidas questões relacionadas à turma de Medicina do PRONERA na UFPE e iniciativas de crédito para os assentados e assentadas de Pernambuco.

Hoje, na conversa com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o deputado federal Túlio Gadêlha (Rede), a pauta foi o cultivo de 10 milhões de árvores em Pernambuco. A iniciativa faz parte do Plano Nacional ‘Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis’, que tem como meta plantar 100 milhões de árvores nos próximos dez anos em praças, avenidas e nas cidades, nas escolas do campo, cooperativas e centros de formação técnica, denunciando o modelo destrutivo do agronegócio e seus impactos ao meio ambiente em todo o país.

Antes de retornar a Pernambuco, ela ainda se reuniu com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e os senadores pernambucanos Humberto Costa (PT) e Teresa Leitão (PT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários