O cancelamento da construção de uma unidade do Centro Comunitário da Paz (Compaz) em Arcoverde (Sertão do Moxotó) pautou o pronunciamento do deputado estadual Luciano Duque (SD) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na reunião plenária da última segunda (23). A medida foi amplamente anunciada pela prefeitura do município ainda no início do mês de outubro. A alegação da gestão seria a falta de recursos financeiros para construir a unidade.
O parlamentar sertanejo fez um apelo à gestão municipal para que não desista do projeto.
Segundo Duque, “o Compaz é um equipamento reconhecido internacionalmente e que tem papel fundamental no fortalecimento da cidadania dos moradores e na redução dos índices de criminalidade”.
“A cidade não pode renunciar a um equipamento reconhecido internacionalmente e que tem papel fundamental no fortalecimento da cidadania dos moradores das áreas mais carentes e na redução dos índices de criminalidade”, ponderou.
Apoio do Avante
Pré-candidato à Prefeitura de Carpina, na Mata Norte, o deputado estadual Gustavo Gouveia recebeu apoio do Avante, partido presidido pelo ex-deputado federal Sebastião Oliveira. Através das redes sociais, ‘Sebá’ disse que se reuniu com Gustavo e destacou que ele “está preparado para comandar os destinos” do município de Carpina.
Em prol das mulheres
O caso de feminicídio registrado esta semana em Araripina, no Sertão do Araripe, motivou um discurso duro da deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB) contra o Governo do Estado, ao cobrar mais investimentos em políticas de prevenção e combate à violência contra mulheres. A parlamentar, que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, afirmou que a Secretaria Estadual da pasta não tem executado o orçamento previsto. “A gestão passada deixou R$ 29 milhões para a Secretaria da Mulher, mas o governo atual só gastou R$ 8 milhões, menos de 30%. Além disso, reduziu o número de cargos à metade. Falta vontade política para ter um olhar de respeito e cuidado com as mulheres de Pernambuco”, pontuou Gleide.
Governista cobrando governo
Líder do Governo na Alepe, o deputado Izaías Régis (PSDB) reconheceu as dificuldades da gestão pernambucana no enfrentamento à violência. O parlamentar informou que se reunirá com a governadora Raquel Lyra para agilizar a realização de concursos públicos de agentes de segurança. “O número de policiais hoje na ativa é o mesmo que havia em 1992, no governo de Joaquim Francisco. Temos 16 mil homens nas ruas, quando a necessidade era de 17 mil”, afirmou.
Denunciou
O ex-vice-prefeito de Arcoverde, Israel Rubis, denunciou um mutirão de castração de animais realizado no dia 21 de outubro de 2023, na sede da Vigilância Sanitária do município do Moxotó. Segundo ele, o local onde as castrações foram realizadas não era um Centro Cirúrgico Médico Veterinário adequado, mas sim uma sala improvisada trazendo riscos de infecções nos animais operados nesse local, inclusive com possibilidade de morte.