A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), em parceria com a Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), desencadeou na manhã desta quarta-feira (25) a 74ª Operação de Repressão Qualificada do ano, denominada “Efeito Helicóptero”. A ação é vinculada à Diretoria Integrada Metropolitana (DIM), sob a presidência do delegado José Custódio, membro da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO).
A investigação foi iniciada em outubro de 2022 e tinha como objetivo identificar e desarticular uma organização criminosa voltada à prática dos crimes de tráfico de drogas, financiamento do tráfico e lavagem de dinheiro, com atuação em todo o Brasil. No estado de Pernambuco as cidades alvos da operação policial são a capital, Recife, além de Petrolina, Igarassu, Abreu e Lima, Jaboatão, Caruaru, Limoeiro e Itaquitinga.
No dia de hoje estão sendo cumpridos 66 mandados de prisão, 84 de busca e apreensão domiciliar, sequestro de veículos e imóveis, bloqueio judicial de Ativos Financeiros e criptoativos e revogação do registro e/ou porte de arma de fogo, todos expedidos pelo Juízo da 5ª Vara Criminal da Comarca de Recife.
Equipes
Na execução estão sendo empregados 340 policiais civis de Pernambuco, entre delegados, agentes e escrivães, além de policiais federais e civis de outros Estados.
As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência (Dintel) da PCPE e pelo Laboratório de Lavagem de Dinheiro (LAB)/PCPE, contando ainda com o apoio operacional da FICCO, PF, do Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE)/PCPE, da Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica da Secretaria de Ressocialização (GISO)/SERES, do Grupamento Tático Aéreo (GTA)/SDS e das Polícias Civis do Amazonas, Piauí, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará e Paraíba. Neste momento, a cúpula da PCPE vai conceder uma entrevista coletiva, em sua sede, para apresentar detalhes da operação de hoje.