Um sentimento de tristeza dominou a F-Carranca, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), após o furto de um caminhão com três aeronaves da equipe, durante a madrugada desse sábado (4), na cidade de São José dos Campos (Interior de São Paulo), onde o grupo participava da 25ª Competição SAE Brasil AeroDesign. Além dos aviões controlados por rádio, foram levados outros equipamentos utilizados pelo projeto de extensão.
Segundo a assessoria da Univasf, o caso foi registrado junto às polícias Civil e Federal e está em investigação. O grupo chegou a participar da competição na sexta-feira (3) e participaria de mais uma bateria de voos no sábado. A competição acontece até hoje (5), no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos.
O projeto é coordenado pelo professor do Colegiado de Engenharia Mecânica (CenMec), Luiz Mariano Pereira, com o apoio do professor José Bismark de Medeiros, também do CenMEc, e conta com 31 estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia da Computação. O F-Carranca já foi campeão na Competição SAE Brasil AeroDesign em 2019 e representou o Brasil na competição mundial em 2020.
Nota
A equipe F-Carranca publicou nota sobre o assunto, no seu perfil do Instagram, na qual diz estar realizando uma vaquinha online. Confiram:
“Na madrugada de sexta (03) para sábado (04), o caminhão oficial da equipe F-Carranca foi furtado em frente ao hotel Di Giulio, onde a equipe estava hospedada. No caminhão estavam todas as ferramentas, aeronaves e materiais da equipe. As autoridades já foram acionadas e as buscas estão sendo realizadas. A equipe agradece toda a solidariedade prestada nesse momento difícil pelas equipes participantes, comissão técnica e amigos, iremos nos reerguer. Estamos realizando uma vaquinha para arrecadar fundos e adquirir novamente os equipamentos e materiais. O link para doação estará na bio do perfil, para quem quiser contribuir com a nossa campanha. Vamos nos reerguer! F-Carranca Faz!”.