Coluna da Folha: Abaixo assinado para cassar vereadora já passa de 40 mil assinaturas

por Carlos Britto // 07 de novembro de 2023 às 07:00

Foto: Reprodução

Criado no último dia 1º de novembro, um abaixo-assinado pedindo a cassação da vereadora Zirleide Monteiro já conta com 42 mil assinaturas. A petição online diz que a vereadora de Arcoverde (PE), no Sertão do Moxotó, “cometeu crime de capacitismo ao chamar o filho autista de uma opositora política de ‘castigo de Deus’, durante a sessão da Câmara Municipal de Vereadores”.

Zirleide deu declarações preconceituosas envolvendo uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “O castigo de Deus ele dá aqui, em vida. Quando ela veio com um filho deficiente, é porque ela tinha alguma conta a pagar com aquele lá de cima. Ela já veio pra sofrer. Sinto muito, sinto muitíssimo”, afirmou em plenário, na última segunda-feira (30/10). A vereadora referia-se a uma adversária política, que é mãe de um jovem que tem autismo. Com a repercussão, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) expulsou a vereadora da legenda.

Em pronunciamento oficial, através de nota, a Câmara de Arcoverde disse que o caso está sendo analisado em conjunto com a Assessoria Jurídica da casa legislativa. “O Poder Legislativo de Arcoverde reafirma o seu compromisso com os mais altos valores da ética e da civilidade, na construção de uma sociedade mais justa e harmoniosa, para assegurar a proteção e o respeito a todas as pessoas”, reforçou.

Zirleide Monteiro justifica que foi “movida por agressões, mentiras e ofensas” desferidas contra ela, e “motivadas por diferenças políticas e uma política de baixo nível”. A vereadora reconheceu que errou e disse: “Errei e tenho a humildade de reconhecer e pedir desculpas e perdão a Deus e a todos”. Bombardeada de críticas nas redes sociais, ela desativou seus perfis.

Rompimento

Não se fala em outra coisa em Sirinhaém, na Mata Sul. O assunto do momento é o rompimento entre a prefeita Camila Machado (PP) e o vice-prefeito Manoel da Retífica (PP). O ápice da situação culminou com a exoneração da filha de Manoel, Stephanie Gomes, que estava como secretária de Serviços Públicos do município. Ela divulgou uma carta aberta e detonou: “Tive que aprender a carregar culpa por algo que não dependia de mim, muito menos da equipe. Tive que aprender a trabalhar sem recursos, engessada, sem poder de mando, nem de escolhas e muito menos poder de escuta. Essa sororidade dita e falada nunca existiu!”, disparou.

‘Bola da vez’

A governadora Raquel Lyra (PSDB) tem investido forte nas redes sociais. Sua atuação no mundo virtual vem crescendo, junto com o número de seguidores. Em uma de suas publicações no Instagram, a gestora disse que o Nordeste é a ‘bola da vez’, fazendo uma referência clara ao governo Lula. “É bom a gente ter em mente que, embora a situação não esteja tão boa hoje, o Nordeste é a bola da vez. E, dentro do Nordeste, é Pernambuco!”, expressou a gestora, ressaltando: “é com isso em mente que a gente está articulando projetos e parcerias para trazer mais investimentos para o nosso Estado”.

Dia quente

Hoje é dia de fortes emoções na Câmara de Vereadores de Santa Maria da Boa Vista, Sertão do São Francisco. Os vereadores podem votar as contas do ex-prefeitos Humberto Mendes e Eliane Costa nesta terça-feira (7). O clima no município é de expectativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários