Dos primeiros anos de vida até a fase adulta, a introdução da musicalização estimula a concentração, a criatividade, a memória, a disciplina, as habilidades sociais e coordenação motora. Além dos aspectos emocionais e cotidianos vivenciados no dia a dia, a música auxilia no processo de aprendizagem dos estudantes de uma maneira única. Com esse intuito a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE) aderiu no início deste ano ao projeto musical do grupo Palavra Cantada, que visa a contribuir para a construção de um trabalho de educação musical das crianças, valorizando as atividades lúdicas e favorecendo a expressão corporal e musical.
Com o tema ‘Cantando eu Aprendo Mais’, o projeto beneficiou alunos e professores da Educação Infantil, com livros e CDs de canções infantis. Além disso, as educadoras participaram de várias formações sobre musicalização, expressão corporal, confecção de instrumentos musicais, que auxiliaram no trabalho em sala de aula. Para encerrar as ações do projeto, a Prefeitura de Petrolina levou na última quinta-feira (16) cerca de 350 professores da Educação Infantil, ao teatro do Sesc local, para assistirem ao show dos Brincantes do Palavra Cantada. Na ocasião os docentes se divertiram com músicas e brincadeiras que são referência na educação infantil e que marcaram a infância de muitas gerações.
A secretária executiva da Primeira Infância, Poliana de Castro, destacou que a introdução da música no cotidiano dos alunos estimula áreas do cérebro que não são desenvolvidas através de linguagens oral e escrita, potencializando o desenvolvimento das crianças e construindo uma valiosa oportunidade no seu processo formativo.
“Investir em projetos diferenciados na educação é uma prioridade do prefeito Simão Durando. Buscamos ofertar um ensino de qualidade e ações que venham auxiliar a formação integral dos alunos. Penso que as canções são facilitadoras, pois envolvem as crianças com suas melodias, ritmos e letras, deixando-as prontas para embarcarem na viagem do conhecimento. Trabalhar as canções do Palavra Cantada foi bastante enriquecedor para nossos alunos“, acrescentou Poliana.