A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), em parceria com a Prefeitura de Petrolina, por meio da Defesa Civil, começou a instalar ontem (23) um total de 283 placas que vão sinalizar e orientar as áreas que ficam abaixo da Barragem Sobradinho – região denominada como Zona de Autossalvamento (ZAS). Em Petrolina, a instalação acontece na comunidade da Tapera, que está inserida nos Planos de Ação Emergencial (PAE) e de Contingência (PLANCON), e direciona a dois pontos de encontro (locais seguros para o resgate), que foram previamente determinados.
Em uma situação hipotética de risco de emergência, a comunidade pode se orientar e conhecer as rotas de fuga adotadas. Essa ação tem caráter preventivo e pretende garantir o rápido alerta para as pessoas que habitam as proximidades do Rio São Francisco. É importante destacar que todas as rotas foram pré-estabelecidas e validadas pela Defesa Civil e direcionam a comunidade para locais estratégicos e seguros.
É importante destacar que a Barragem de Sobradinho se mantém segura e seguindo todos os procedimentos operacionais de forma normal e sem riscos estruturais. Petrolina é uma das poucas cidades de Pernambuco que possui um plano de contingência, o que demonstra que as equipes da Defesa Civil do município seguem realizando o seu trabalho com seriedade.
Outras informações sobre a ação, dúvidas ou sugestões podem ser encaminhadas à Central de Atendimento no número 153, que funciona 24 horas por dia.