Entrando na última semana da Campanha ‘Novembro Azul’, a Secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura de Juazeiro (BA) intensificará o trabalho de conscientização junto ao público masculino quanto ao controle da diabetes e da hipertensão arterial em todas as unidades e centros de saúde. Nesta quinta-feira (30), a partir das 9h, o Centro Regional de Reabilitação, Prevenção e Inclusão Social (Cerpris) vai realizar uma roda de conversa com a biomédica e enfermeira, Juliana Martins, sobre a importância da prevenção e os sinais de alerta para os cuidados com a saúde do homem, cujo foco será o câncer de próstata.
A diretora do Cerpris, Anne Moura, ressalta a importância da prevenção para o cuidado com a saúde. “A prevenção é a maneira mais eficaz de manter uma qualidade de vida. Essas ações, como as rodas de conversa, informam aos usuários não só sobre os riscos da doença, mas também como este homem pode procurar orientação e eliminar o preconceito“, afirmou.
Câncer de Próstata
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e fica atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum de câncer. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. Incidência maior também nos Estados onde o acesso da população aos médicos e às tecnologias diagnósticas são mais fáceis.
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.