Coluna da Folha: Prefeita de Serra Talhada decreta calamidade pública por falta de recursos, mas poupa cobranças a Lula

por Carlos Britto // 01 de dezembro de 2023 às 07:00

Foto: divulgação

A prefeita de Serra Talhada, Sertão do Pajeú, Márcia Conrado (PT), atual presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), acaba de decretar em seu município situação de calamidade financeira.

A gestora já encaminhou essa documentação à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A prefeita sustenta que esse ato se dá pelas quedas nas verbas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que levaram o município a uma situação caótica. Ainda assim, a gestora evitou críticas diretas ao governo do presidente Lula, seu aliado político e importante cabo eleitoral para 2024.

A administração de Márcia vem colecionando inúmeros débitos junto aos fornecedores e repetidos atrasos salariais dos servidores. Há quem fale ainda em falta de repasses previdenciários e ao pagamento de consignados.

O vereador de oposição, Vandinho da Saúde (Avante), vem cobrando na mídia os gastos do governo com festas, a exemplo dos R$ 8 milhões gastos somente pela Fundação de Cultura em 2023. “Oitenta por cento foram gastos com festas, que batem sempre na tecla dos gastos e dos débitos da gestão”, acusou o vereador.

“Festa é pra quem pode”

O presidente do Cimpajeú e prefeito de Ingazeira, Luciano Torres, deu uma dura declaração à Rádio Pajeú, de Afogados da Ingazeira (Sertão do Pajeú). Ele cancelou a festa de emancipação política que aconteceria em dezembro devido a esse cenário. “Não vamos fazer festa de emancipação. A prioridade é pagar fornecedores e servidores efetivos e contratados. Faz festa quem pode”, disse.

Avaliou

O deputado estadual Eriberto Filho (PSB) avaliou o lançamento do programa ‘’Juntos pela Segurança’, lançado esta semana pela governadora Raquel Lyra (PSDB). Para o parlamentar, precisam ser melhorados os pontos referentes aos profissionais da segurança. “É necessário aprofundar o debate sobre as condições de trabalho das nossas tropas, sobre a valorização desses profissionais e sobre o aumento do efetivo. Além disso, é preciso acompanhar de perto os prazos para que essas metas do novo programa se concretizem”, afirmou.

Apoio

A gestão da prefeita Aline Gouveia (PSB), com apoio do deputado Sileno Guedes (PSB), está articulando o apoio da Sudene para o desenvolvimento de Amaraji, na Mata Sul de Pernambuco. Em reunião com o superintendente da autarquia, Danilo Cabral, foi discutida a destinação de emendas parlamentares para a aquisição de equipamentos e a possibilidade de elaboração de estudos de planejamento voltado a ações de aproveitamento do potencial econômico da região. “Amaraji só tem a crescer com essa parceria que está sendo conversada aqui”, afirmou Aline Gouveia.

Projeto de Lei

Um Projeto de Lei apresentado pela deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB) quer igualar a pessoa com lúpus à condição de pessoa com deficiência. “Apesar da gravidade da doença, a pessoa com lúpus ainda tem poucos direitos garantidos em lei. Por isso, raramente elas conseguem garantir benefícios sociais relacionados à vulnerabilidade da sua condição”, justifica a parlamentar. Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença crônica autoimune, cuja causa ainda não é totalmente conhecida e só pode ser diagnosticada por exames clínicos e laboratoriais. A doença se manifesta pela perda da tolerância imunológica com produção de anticorpos e pode afetar órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro, por exemplo.

Coluna da Folha: Prefeita de Serra Talhada decreta calamidade pública por falta de recursos, mas poupa cobranças a Lula

  1. Pulo disse:

    E da mesma quadrilha do luladrao não pode culpar ladrão sendo ladrão

  2. Coco Seco disse:

    “Chamem o nordeste de SENHORA!”
    Cômico, se não fosse trágico. Lula, infelizmente ainda consegue, apesar de iletrado, iludir até os letrados.
    Novo governo, velhos métodos. Inclusive está de volta o PAC. O resultado a gente já sabe…
    Lula é o retrocesso. Ele preservará o “dogma” de que que o Brasil é o país do futuro. Enquanto em outros países, mesmo sul-americanos (Chile), o “futuro” é coisa do passado. São países do presente.

    Fora Lula!

  3. Givaldo modesto moreira disse:

    Lamentavel essas atitudes dos ptefeitos do NE. pois bem. estao sacrificados por corte nos recursos para as prefeituras, FPMs, mas nao vemos nenhum reclamar do presidente que elegeram. coniventes com esse marginal predidente. imagine se fosse tudo isso com o presidente bolsonaro……ja tonham recorrido ate aa Suprrma vorte….kkklklkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários