Um da ações realizadas pela equipe de Saúde Bucal de Petrolina havia sido classificada e estava entre as 10 melhores de Pernambuco. Na última quarta-feira (29/11), o resultado foi divulgado dentro da categoria Pôster. O trabalho premiado foi ‘Realização do teste da linguinha no município de Petrolina – do diagnóstico ao tratamento’, que ficou em 1º lugar durante a 2ª Mostra de Experiências Exitosas da Odontologia no SUS, realizada na Assembleia Legislativa (Alepe).
Segundo a prefeitura, a Saúde Bucal de Petrolina tem se destacado quando o assunto é inovação nos experimentos desenvolvidos no município. Essa premiação reforça o cuidado e atenção dos profissionais, destacando o compromisso contínuo da odontologia com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, garantindo o acesso a cuidados de qualidade pelo SUS.
Teste da linguinha
Em Petrolina, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza o teste da linguinha, no Centro de Referência em Saúde da Mulher, localizado na Avenida José de Sá Maniçoba, Centro da cidade. O exame é realizado no bebê recém-nascido, com até 30 dias de vida, e é através dele que se pode diagnosticar a anquiloglossia (anomalia que limita os movimentos da língua).
Os profissionais de Saúde Bucal do município realizam o teste da linguinha e, caso seja identificada alguma alteração durante a avaliação, a mãe é orientada a levar a criança para consulta com um odontopediatra, disponibilizada no Centro de Especialidades Odontológicos (CEO). Na unidade, se o profissional identificar a necessidade de procedimento cirúrgico, este permanecerá com sua assistência no CEO até o restabelecimento dos movimentos normais da língua.