Voto, poesia, cidadania e a importância de sonhar. Uma mistura que é o combustível do Programa ‘Eleitor e Eleitora do Futuro’, desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco (EJE-PE). O projeto busca conscientizar os jovens sobre a importância da participação política e foi apresentado na semana passada, na Escola de Referência do Ensino Médio (EREM) Evanira de Souza Dias, na cidade de Petrolina.
O evento contou com a participação do presidente do TRE-PE, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, que lembrou ao falar na abertura do evento que o Eleitor e Eleitora do Futuro completou 20 anos em 2023 e é a principal ferramenta de conexão e educação da Justiça Eleitoral para levar consciência política aos jovens eleitores. “A participação dos jovens foi decisiva para mudanças importantes no processo democrático brasileiro, para a construção do país que temos hoje e continua sendo muito importante para a vitalidade do nosso sistema eleitoral. O programa Eleitor e Eleitora do Futuro busca trazer a mensagem que o exercício qualificado da cidadania é imprescindível para construirmos uma comunidade melhor para nós, nossas famílias, nossos amigos e todos com quem convivemos “, ressaltou.
Além do presidente, participaram o diretor-geral, Orson Lemos, grande parte da Corte do Tribunal, servidoras e servidores, além do vice-diretor da EJE-PE, Dario Brito, e da diretora da EREM, Virgínia Gondim. “É muito importante que esse programa faça uma ação de interiorização, que atinja todos os recantos do estado de Pernambuco. Fomos muito bem recepcionados nesta escola, e conseguimos transmitir o ideal maior desse projeto que é educação na seara do direito político”, comemorou a diretora.
O Eleitor e Eleitora do Futuro faz uso de atividades lúdicas, como música, dança e poesia com o intuito de envolver os alunos na ação que tem como finalidade despertar a consciência dos jovens sobre transformação social e política, ressaltando que eles representam o futuro. O coordenador da EJE-PE, Eduardo Japiassú, junto com o chefe de Assistência de Programas Institucionais, Henrique Pereira, são os responsáveis pelas palestras proferidas aos alunos e às alunas, que ouvem de histórias de vidas inspiradoras a informações práticas do processo eleitoral brasileiro.
Conscientização
Para a estudante do primeiro ano do ensino médio, Maria Luiza Maia, o projeto, além de emocionar, é um importante instrumento de conscientização. “Achei emocionante e bem importante para a sociedade e para os jovens. É muito importante saber sobre o voto e a relevância que ele tem para o futuro da nossa sociedade”, afirmou. Pedro Coelho, aluno do segundo ano do ensino médio, participou ativamente das atividades propostas e ressaltou que ações como essa são essenciais na formação dos futuros eleitores. “Eu achei importante as palestras com os servidores, pois elas impulsionam o desenvolvimento de bons eleitores aqui da escola, e que será importante para o nosso Estado”, concluiu. Ao fim do evento, os alunos presentearam os integrantes do TRE-PE e da EJE-PE como forma de agradecimento pela visita. As informações são da Ascom do TRE-PE.