O prefeito Simão Durando recebeu na noite de ontem (6), no Rio de Janeiro, o prêmio Anciti Awards 2023. Com essa conquista, Petrolina se tornou a campeã do Nordeste, ficando entre as cinco primeiras cidades inteligentes do Brasil através da premiação, que reconhece o trabalho de transformação digital para facilitar o acesso aos serviços públicos municipais.
Neste ano, a honraria foi concedida às cidades com as melhores inovações vinculadas ao tema ‘Estratégias inovadoras para alavancar as Finanças Públicas’. Os critérios avaliados levaram em consideração a Inovação, Inclusão Digital, Qualidade de Vida, Infraestrutura de Cidades Inteligentes, Governança e Sustentabilidade, por meio de metodologia da BrightCities.
Petrolina foi premiada na categoria das cidades com até 500 mil habitantes, sendo a única do Nordeste a receber o reconhecimento nessa faixa populacional. A cidade repete, portanto, o feito de ser referência na região, já que no ano passado foi a única nordestina, na categoria até 500 mil habitantes, a receber os prêmios ‘Cidades Inovadoras 2022’ e o ‘Prefeito Inovador 2022’.
Segundo a prefeitura, as ações implementadas pelo prefeito Simão Durando conquistaram a premiação através do conjunto de ferramentas para digitalização e redução da burocracia, extinguindo o uso de papel nos processos internos. Para a gestão municipal, o reconhecimento nacional também é fruto de ações nas áreas de segurança e mobilidade, através de tecnologias pioneiras na gestão pública, como os semáforos inteligentes, iluminação pública inteligente, câmeras de alta definição e softwares de inteligência artificial para reconhecimento facial e de placas de veículos. Outra medida adotada foi a criação de um Centro de Comando e Controle de Operações (CCO) para gestão de todas as tecnologias.
Vitrine
De acordo com o prefeito, esse reconhecimento vem reafirmar que Petrolina é uma grande vitrine de demonstração e avaliação de soluções tecnológicas para “cidades inteligentes” no país.
“Petrolina é ousada. No passado, usamos a tecnologia para superar a barreira do clima seco e adotamos a irrigação para transformar essa região numa potência agrícola. Agora, vivemos um novo ciclo de desenvolvimento e inovação com várias iniciativas que facilitam e melhoram a vida da população. Energia solar, redução da burocracia, iluminação em LED, monitoramento com câmeras, tecnologias no trânsito, Wi-Fi livre nas feiras e praças. Enfim, são incontáveis ações para setores como segurança, educação e mobilidade. A tecnologia sempre foi uma aliada de Petrolina e seguiremos inovando para melhorar a vida dos petrolinenses, fazendo essa cidade continuar como um milagre no semiárido”, pontuou Simão, que esteve acompanhado pelo secretário de Inovação, Cleriston Ramos.